Live TIM traz sons aos emoticons para maior acessibilidade do público com deficiência visual

Por: Colaboradores

Hoje em dia qualquer um pode usar um computador, inclusive os portadores de deficiência visual, utilizando o NVDA, programa que faz a leitura das mensagens trocadas ao usuário cego, contudo os famosos emoticons não eram tão bem representados quanto a leitura em prosa, até agora, pois o Live TIM está disponibilizando um novo plugin que faz uma leitura mais “real” dos mesmos.

O objetivo do Emotion Sound é transmitir a essência das figuras complementando a leitura do modo mais natural possível. Ao invés de ouvir “emoticons gargalhada” o aplicativo reproduz uma gargalhada.

O plugin que teve a participação na criação do Instituto Bejamin Constant, que a anos trabalha com a inclusão digital para deficientes visuais, consegue “traduzir” 68 imagens, desde um suspiro a batida do coração.

Leia também:  TIM Beta declara guerra contra Wi-Fi com o plano "Wi-Fi Killer"

live-tim-ouca-emotions-4

O resultado desse projeto foi bem recebido e a reação dos primeiros usuários é bem reconfortante. Tanto o anuncio como a realização da campanha foi criação da Artplan, que faz parte da campanha #DaPraSerAssim da Live TIM.

Ficou curioso de como foi tudo isso? Confira o vídeo abaixo mostrando a primeira experiência com portadores da deficiência visual ou clique aqui e baixe todos os emoticons e ouça-os um à um.

Por Pedro Ribas.

Com amor, GKPB. <3

Comentários