A sensacional campanha do Netflix para promover a 4ª temporada de House of Cards

Por: Matheus Ferreira

House of Cards é uma daquelas séries em que a aprovação é praticamente unânime. E pra corresponder às expectativas do público, o pessoal da Netflix Brasil preparou uma campanha absolutamente sensacional para promover a 4ª temporada da série, que estreou no último dia 4.

Frank Underwood na capa da Veja e da Carta Capital

Uma das maiores sacadas do pessoal do Netflix foi a decisão de fazer as duas principais publicações políticas do país publicarem simultaneamente um anúncio com a capa de suas edições abordando a vida pública do protagonista Frank Underwood.

Ao mesmo tempo Veja e Carta Capital publicaram um anúncio de capas fictícias de suas publicações. Cada uma a seu modo de enxergar a personalidade do candidato a presidente na série. E tudo muito condizente com a visão políticca das revistas na vida real.

Leia também:  Netflix contrata ex-fotógrafo de Obama para registrar Frank Underwood

Enquanto a Veja exaltou o que o Underwood poderia ensinar ao Brasil, a Carta Capital optou por questionar a conduta do personagem.

capa-veja-carta-capital-frank-underwood-house-of-cards-blog-gkpb

Carta memorável do personagem à nação brasileira

Por uma (in)feliz coincidência o lançamento da 4ª temporada de House of Cards coincidiu com um dos momentos mais badalados da história da política moderna no Brasil.

Após o presidente da Câmara se tornar réu e o ex-presidente da república ser conduzido a prestar depoimentos à força para a PF, a imprensa e os eleitores se partiram ao meio, cada um tentando defender seu ponto de vista. E Underwood fez questão de fazer um alerta para a população utilizando as capas fictícias como exemplo.

Parafraseando o início da carta de Michel Temer à Presidente da República com o termo “Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem), o personagem faz questão de ressaltar a importância da cautela do eleitor na busca pela informação e se diz surpreso com o fato da imprensa brasileira ser capaz de dizer coisas tão diferentes sobre a mesma pessoa.

Leia também:  Nova ação da Netflix usa João Kléber para promover a plataforma

https://twitter.com/HouseofCards/status/705861451756511232

Materiais promocionais entregues a influenciadores

COMEÇOU! A 4ª TEMPORADA DE #HOUSEOFCARDS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA NETFLIX! #FrankPresident #GoFrank #FU2016

A photo posted by Federico Devito (@federico_devito) on

Para que o público encarnasse de verdade a corrida presidencial de Frank Underwood à presidência abordada na nova temporada, diversos influenciadores receberam kits com alguns materiais promocionais como camisetas, bandeiras, botons, adesivos e tudo mais para promover a campanha “FU 2016”.

Estas foram apenas algumas das ações vistas por mim aqui no Brasil. Se você viu mais alguma coisa bacana e acha que seria legal de citar, pode acrescentar nos comentários.

A criação é da VML.

Leia também:  Netflix passa do ponto e tem que remover anúncios de Santa Clarita Diet na Alemanha
Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários