US_-_Tablet_-_Win8_-_Inbox_View_large_verge_medium_landscape

Reformulação de Yahoo! Mail acende um alerta: o iOS7 trouxe o “Glass Design” de volta?

Por: Matheus Ferreira

O Yahoo! acaba de anunciar uma reformulação completa de seu cliente de email, que embora tenha ficado hibernado por muito tempo nos tempos obscuros do Yahoo! resolveu ganhar um toque da tia Marissa e agora está com uma cara nova e oferecendo nada mais nada menos que 1TB de espaço gratuito.

Ótimo, certo? Uma pancada de espaço gratuito, e de quebra, um redesign, que não é nada mal se levarmos em consideração que as tendências mudam muito rápido ao longo do tempo. Mas não. Não só o aplicativo, como a plataforma para a web são muito feios. Eles parecem o tempo todo se apoiarem nas diretrizes de Design do iOS7, que, convenhamos, é uma psicodelia que só.

Quando a Microsoft lançou o Windows Vista lá em 2007 com o tão famigerado Aero Glass, ela criou uma grande tendência no Design naquela época que perdurou por anos a fio: uma tendência que eu chamo de “glass design”. Tudo e todos os designers do universo queriam usar um efeito “embaçadinho” e translúcido para os backgrounds de tudo quanto é software, para parecer moderno e cool.

Leia também:  Skol apresenta nova identidade visual para latas e garrafas

Ao longo dos anos podemos perceber que o uso demasiado do “Glass Design” era burrice, pois exigia sobreposições e mais sobreposições de imagens e, como no caso do sistema operaciona, recursos demais do computador e entregavam algo completamente irrelevante.

O recurso foi utilizado com muito mais cautela no Windows 7 e, no Windows 8, embora a translucidez ainda permaneça, o efeito de vidro, embaçando o objeto do fundo não existe mais: por um simples motivo: ele consome recurso e não oferece nenhum benefício estético, mas eis que nosso querido Designer Jony Ive, o nome por trás da grande reformulação do iOS em sua última versão, resolve encher, repito, encher o iOS7 de efeitos de vidro. ios7-control-center

Leia também:  que Bottle: esta garrafa sanfonada te ajuda a carregar água economizando espaço

Eu não sei quem falou pro Jony Ive que vidros são bonitos. Inclusive no iOS7 ele causa alguns efeitos extremamente estranhos como é o caso da central de controle (imagem ao lado). E o mais difícil de entender, é como o iOS consegue misturar os dois opostos: a translucidez e o nível de tratamento do vidro versus a simplicidade e a opacidade do flat design. É praticamente impossível, e podemos ver isso no iOS7. Ele é totalmente esquisito.

Mas aí você para e pensa: os desenvolvedores irão ter senso estético pra saber utilizar só a parte boa das diretrizes de design da Apple para o iOS7, não vão?

A resposta, infelizmente é Não. E eu acabei de chegar a essa conclusão ao ver a assustadora interface do Yahoo! para seu cliente de email.

Leia também:  Este é o novo logo da TV Record

Vejamos:

Yahoo_Mail_Desktop_-_Conversation_Preview_verge_super_wide Yahoo_Mail_Desktop_-_Theme_Picker_verge_super_wide US_-_Tablet_-_Win8_-_Inbox_View_large_verge_medium_landscapetumblr_inline_mucp5nIrtU1qhxx5s

E tem até vídeo!

O lado positivo é que a grande maioria dos apps que estão se redesenhando para o iOS7 estão aproveitando somente a parte flat. Que foi o caso do Instagram, Twitter e Facebook, por exemplo, que não chegaram nem perto dessa aberração que ficou o app do Yahoo!, mas uma coisa é certa. Se há menos de um ano era couro e tecido pra todo lado, algo me diz que veremos muito vidrinho embaçando as telas dos gadgets por aí.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários