Um Corpo que Cai

A Escola Polonesa de Cartazes

Por: Colaboradores

A Escola nasceu com o propósito de combinar pintura e arte usando metáforas em cartazes gráficos de filme. Entre os anos 40 e 80 em uma época que o pais foi comunista, dificilmente os filmes eram lançados com os cartazes oficiais e sim produzidos pelos artistas locais, assim sendo nascia artes surrealistas com metáforas introduzidas na sua construção.

Segue alguns cartazes que para mim, são fabulosos tão na sua concepção gráfica com na sua criatividade e sutileza nas críticas.

O fim da “escola de posters polonês” veio com o colapso do comunismo em 1989, mas esses cartazes continuam a atrair um público mundial e se tornaram cada vez mais procurados e colecionáveis.

Laranja Mecânica
Laranja Mecaninca

Apocalypse Now

Apocalipse Now

Separei também, algumas imagens de artista que foram referencia, e suas contribuições para esse período. Podemos notar as cores vibrantes e a emoções que esses cartazes e (posters) trazem e suas concepção criativa. Alguns traduzem o momento comunista que o pais

3g02402u 005_jan_lenica_theredlist Polish Poster Polish Poster 6982143639_8133c129e0_z gentee-como-a-gentee mlodozeniec_jan_konformista_design_po_polsku Nagroda_im.Jozefa_Mroszczaka_no139 policja-mieczyslaw-gorowski- polish-poster-designs-05 roman trumpet Wieslaw-Walkuski-95 *Imagem da Capa, Filme de Alfred Hitchock – Um Corpo que Cai.

Com amor, GKPB. <3

Comentários