Viber Destaque

5 motivos para você dar uma chance ao app Viber

Por: Matheus Ferreira

O Viber é um aplicativo de mensagens instantâneas que estaria em um meio termo entre o Skype e o WhatsApp. Desde sua concepção, o foco do Viber sempre foi a chamada via Voip de forma gratuita entre usuários do app e a venda de créditos para ligação direta para outros telefones fixos ou móveis. Entretanto, embora desde sua concepção tenha sido superior ao WhatsApp, seu principal rival em recursos, o app nunca conseguiu cair no gosto do público brasileiro. E por muito tempo sobreviveu como um app de nicho por aqui, mas com uma grande base de usuários nos EUA, Rússia e Austrália.

As coisas pareciam estar melhorando para o app no Brasil. No início do ano, a empresa anunciou a expensão de negócios nas terras tupiniquins e a abertura de um escritório em SP. Mas pouquíssimo tempo depois, veio outra informação: a compra da empresa pela gigante japonesa Rakuten.

viber rakuten reuters

Com a compra do WhatsApp pelo Facebook, o Viber, ou Rakuten, como preferir, aproveitou o momento propício para atacar de vez seu concorrente. Com adição de novos recursos e investimento pesado para aumentar sua base de clientes. E eu resolvi listar aqui alguns dos motivos porque o aplicativo realmente merece sua atenção.

1- Você pode realizar ligações gratuitas com alta qualidade através de contatos que possuam o app.

viber-call

Esse é o foco e o diferencial do Viber. Ele permite ligações gratuitas para contatos que tenham o app instalado. O ponto positivo é que não são mensagens de voz, como temos em apps como Zello, ou Whatsapp, são ligações mesmo.

Leia também:  Recurso de compras está chegando ao Instagram

Com todos os recursos que uma chamada de voz exige, como mudo, viva-voz, etc. Mas o mais surpreendente do Viber é a qualidade da chamada. Em um teste que fiz, durante 40 minutos a ligação foi impecável, com a voz melhor do que qualquer ligação que eu tenha realizado nos últimos tempos. Eu já tinha testado o serviço de chamadas por voz do Facebook e tinha tido uma péssima experiência. Posso resumir que não tem comparação. É surpreendentemente bom.

2- Você pode comprar créditos e ligar para números de telefones fixos ou móveis do mundo todo.

fixo

Assim como o Skype, o app permite que você adquira créditos e faça ligações ao redor do mundo com o conforto de utilizar seu próprio smartphone e o benefício de tarifas muito mais em conta do que as exploradoras operadoras brasileiras.

Viber Custo Ligação Brasil

Eu ainda não realizei nenhuma transação no app, mas ao consultar as tarifas, fui informado de que custariam em torno de R$ 0,07/min para fixos e R$ 0,52 para telefones móveis. Um preço bem abaixo da tarifa por minuto mais cara do mundo exercida pelas operadoras daqui.

Leia também:  WhatsApp para iPhone libera atualização para envio de emojis com tamanho expandido

3- Você pode fazer ligações gratuitas para telefones fixos de todo o país. (Por tempo limitado).

viber free calls

O Viber cresceu demais com a última -infeliz- baleiada do WhatsApp. Em comemoração a esse crescimento, o app resolveu liberar ligações gratuitas para telefones fixos de todo o país por uma semana. E caso o crescimento continue, o app promete ir liberando mais e mais semanas de ligações gratuitas. É só discar o número e falar com a pessoa desejada. Sim, ainda existem pessoas que têm fixo.

4- O Viber é multiplataforma. Multiplataforma mesmo.

viber multiplataform

O Viber está distribuído para uma infinidade de plataformas. Isso quer dizer: Windows, Windows 8 (naquele padrão metro, modern, ou o diabo a quatro, que é mais bonitinho e ao mesmo tempo mais limitado), iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Bada(!!!) e Symbian. Há relatos que que se o jogo da cobrinha não ocupasse tanto espaço, eles desenvolveriam até uma versão pro 2280. -n

O fato de poder acessar do computador e do tablet é um benefício muito grande e que me faz muita falta no Whatsapp. Com o Viber você pode acessar suas conversas e fazer chamadas de voz com seus contatos de qualquer lugar.

Leia também:  David Bowie ganha emojis para iPhone e Android

5- Não pertence ao Facebook

facebook-free

Esse último item é mais polêmico que mamilos. Não ser do Facebook não significa necessariamente que você não verá mineração de dados ou chuva de anúncios no app. Mas é um sinal divino de que isso pode não acontecer. E, pelo menos por enquanto, o app é bem limpo neste quesito.

O Facebook comprou diversas startups realmente empolgantes como Instagram, Lightbox, SnaptU e agora o WhatsApp. Isso sem contar a tentativa frustrada de adquirir o Snapchat. E parece até uma visão apocalíptica e chata das coisas, mas convenhamos, monopólio só prejudica uma pessoa: nós, consumidores.

Resumo Final

É nítido que o Viber está de olho nos usuários brasileiros e que isso vem surtindo efeito. Nas últimas semanas eu recebi um sem número de notificações de que novos amigos ingressaram no app. O que é bom.

Agora eles só precisam trocar o ícone da notificação, porque o ícone atual já me deixou desesperado umas duas vezes achando que eu estava em uma ligação e havia alguém escutando tudo o que eu estava falando.

E aí, ficou com vontade de instalar o App? Acesse o site do Viber neste link, escolha a sua plataforma e divirta-se.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários