Os itens absurdos relacionados à Copa do Mundo que as empresas são proibidas de associar sua imagem

Por: Matheus Ferreira

A Copa do Mundo FIFA é um evento privado. Feito por muitos, para poucos. E suas consequências sociais são bem conhecidas e discutidos. Já estamos cansados de ouvir falar no “Padrão FIFA” de tudo quanto é coisa. Mas e no campo da publicidade, qual é o “Padrão FIFA” de restrições relacionadas às suas propriedades de marca? Bem… Um pouco assustadoras.

Mascote

Fuleco-mascote-da-copa-2014-brasil

O Fuleco, obviamente não deve ser utilizado de forma alguma.

-- Continua depois do anúncio-- -- Fim do anúncio--

Logos

logos

Os logos da copa, da candidatura, desenhos da taça, logo das cidades sede, qualquer logo que tenha uma relação com o evento da FIFA não deve ser utilizado.

Leia também:  Flamengo lança campanha para acompanhar deficientes visuais ao estádio

Nomes relacionados ao evento (ou nem tão relacionados assim)

Aqui acho que vem um dos itens mais absurdos. Tudo bem não poder utilizar o termo Copa do Mundo, Copa do Mundo 2014Copa 2014, Copa, World Cup, Mundial 2014, Mundial de Futebol 2014. Mas dois itens chamam bastante atenção: não pode ser utilizado “Brasil 2014” ou até mesmo um nome de uma cidade sede mais o ano, por exemplo, Curitiba 2014.

Slogan

O slogan da Copa do Mundo FIFA 2014 também não deve ser utilizado. Você também não tem ideia de qual é o slogan? Pois bem. Cuidado pra não utilizá-lo: “Juntos num só ritmo”.

Leia também:  Skol apresenta nova identidade visual para latas e garrafas

3834be447e7365a2cd398811afc6e413

Minha sugestão é que você abra o dicionário umas 4 vezes e anote as quatro palavras que ler primeiro. Com certeza sai algo melhor que esse oficial aí.

Logos e emblemas das Confederações

Logo CBF

Os emblemas das Confederações não pertencem à FIFA, mas eles também estão proibidos. O máximo que você pode fazer é utilizar a bandeira do país.

Punições

As punições podem variar de multas (que eu não quero nem imaginar o valor, se só o ingresso dos jogos já deixaria minha conta no negativo) e pode levar até a prisão.

A FIFA não deixa divulgar, mas dizem que dependendo do uso de uma propriedade da entidade, os Dementedores levam o Gerente de Marketing da empresa para um lugar ainda desconhecidos. Acreditam que possa ser o Acre.

Leia também:  Bonafont apresenta novo logo e nova identidade visual

Cuidado.

Com informações de: Iska DigitalAdNews

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários