1-ano-geek-publicitario

Feliz 1º aniversário, Geek Publicitário

Por: Matheus Ferreira

Wow! Um ano se passou desde que eu coloquei o primeiro post deste blog no ar. Um ano pode ser pouco no mundo da publicidade, ou muito, no mundo da tecnologia. Mas uma coisa é certa em qualquer aspecto da vida. A cada ciclo de ano que se fecha é tempo de se fechar para balanço e tentar traçar uma visão periférica dos 365 dias que se passaram. É isso o que eu vim fazer aqui hoje. Além de, claro, encher a cara e comemorar.

Como tudo começou

Eu me lembro exatamente do motivo que me levou a acreditar que o Geek Publicitário poderia ter o seu espaço na internet: os maiores blogs de publicidade que eu conhecia eram fracos em conteúdo. Poucos realmente se preocupavam em colocar sua opinião de forma explícita. Como eu achava que as coisas deveriam ser. E mesmo os que se arriscavam a fazer isso, muitas vezes eram superficiais, ou tinham opiniões bem divergentes das minhas.

Apenas um blog era capaz de fazer esta tarefa com maestria, o Gizmodo.com.br e, talvez por isso, por anos a fio o Giz tenha ficado aberto em meu navegador quase todos os segundos em que eu estivesse na frente dele. No fim a admiração virou filosofia: o Geek Publicitário seria, antes de mais nada, um blog de opinião. Até mesmo porque, se meu foco fosse contéudo informativo, as dezenas de blogs nas listas de imprensa dos relatores públicos fariam esse papel bem melhor e mais eficientemente que eu, sozinho, poderia fazer.

Diferencial + Afirmação Básica = Geek Publicitário

Parecia difícil encontrar um lugar que reunisse por natureza minhas duas paixões: Publicidade e Tecnologia, embora o que era especializado neste tema falasse daquele com uma frequência razoável. O Geek então tinha um propósito: falar de publicidade com visão tecnológica e falar de tecnologia com visão publicitária.

Leia também:  Você também vai morrer de amores por essa cafeteira em forma de R2-D2

Mantendo o projeto vivo

Mais difícil que manter a qualidade de um blog, é mantê-lo constante. Uma das primeiras coisas que aprendi com experiências anteriores era que, ao colocar o Geek no ar, eu estaria assumindo um compromisso de me dedicar quase que diariamente ao projeto. Acreditem, arrumar tempo pra fazer isso morando sozinho e no último ano da faculdade é desafiador. E talvez o que tenha me mantido ligado ao Geek foi justamente esse desafio.

Hoje, um ano depois mais do que um blog vivo, eu tenho um raio x que comprova isso: estatísticas. E aqui vão elas:

312

é o número de posts criados durante o ano.

14.223

é o número de acessos somente em 2014.

714

é o número visualizações recorde que o site atingiu em um dia.

5267

foi o número de visitas somente no mês de abril de 2014.

25%

é o número de acesso ao site por dispositivos móveis como Tablets e Smartphones

59%

é a parcela de usuários que vêm do Facebook.

 

10 Posts mais acessados

  1. Nova identidade da Globo já está por todos os cantos, mas emissora ainda segura unificação da marca
  2. E aí, Rede Globo. O novo logo sai ou não sai?
  3. Vaza possível novo logo da Globo. E ele é assustador.
  4. Rede Globo confirma vazamentos e anuncia novo logo
  5. RP atrapalhado responde email para MSC com jornalista em cópia e compromete a empresa
  6. Habib’s perde a linha e bota velhinhas falando palavrão pra %$#@! em anúncio
  7. 5 motivos para você dar uma chance ao app Viber
  8. O dia em que eu removi meu aniversário do Facebook
  9. Mc Donald’s lança Copos Campeões para celebrar a Copa do mundo no Brasil
  10. Os itens absurdos relacionados à Copa do Mundo que as empresas são proibidas de associar sua imagem
Leia também:  Bacharel ou Tecnólogo - Profissão Publicitário #07

Rede Globo de Televisão

rede-globo-flat-design

Os posts sobre a nova identidade da maior emissora do país foram os mais movimentados, mais referenciados e abriram as portas dos mecanismos de busca para o Geek Publicitário.

Pode parecer obra do acaso, mas podemos constatar pela lista acima, o Geek Publicitário virou quase que especialista no assunto nova identidade da Rede Globo de Televisão. Mas isso é resultado de uma percepção que estava certa.

Enquanto todo mundo no meio da publicidade só quer falar de Facebook e redes sociais como um todo, existe uma carência de quem fale dos meios de comunicação que um dia foram hegemonia no mercado da comunicação. E embora hoje não sejam mais mainstream, possuem um público que quer informações. E o Geek tem um viés tecnológico, mas nunca deixou de olhar para o clássico.

Novidades

Mas eu não venho aqui só falar do passado, mas também antecipar o futuro. No próximo ano eu tenho projetos ainda maiores para o Geek Publicitário e eu resolvi listar algumas das próximas novidades que já estão disponíveis ou devem aparecer nos próximos dias:

Layout ainda mais responsivo

O layout do Geek Publicitário sempre foi responsivo, mas nos últimos dias algumas mudanças fizeram com que o site passasse a se comportar melhor em telas grandes, exibindo imagens maiores e ajustando conteúdo de texto para tornar a leitura ainda melhor em grandes resoluções.

Mais otimizações ainda estão por vir, e como hoje, cerca de 25% dos acessos do site são realizados por meio de dispositivos móveis, a intenção é facilitar cada vez mais o acesso por estes dispositivos.

Novo logo

Geek-Publicitario-logo-novo

Durante um ano o logo do Geek sofreu modificações na tipografia, mas o ícone do copo de café que era praticamente sinônimo do Blog permaneceu com sua forma principal inalterada.

Leia também:  Zero1 é um canal de games dentro da TV aberta

Depois de um ano o blog evoluiu e a marca precisava refletir a mesma evolução. Assim como eu tanto noticiei e analisei ao longo desse último ano, o Geek Publicitário também está simplificando ainda mais suas formas e adotando novos padrões de design. O flat design deu as caras, as formas se simplificaram e o estilo 8-bit clássico do logo antigo se foi, dando lugar ao novo formato, mais simples e esteticamente mais agradável.

comparação-logo-geek

Botão Máquina do Tempo

maquina-do-tempo

Ao mesmo tempo em que um ano se passa, muita coisa legal acaba ficando para trás. O botão Máquina do Tempo foi criado justamente para gerar engajamento dos usuários em discussões interessantes que já foram destaque do Geek Publicitário um dia, mas hoje estão apenas como arquivo.

Para acessar este conteúdo, basta ir à barra lateral e procurar pelo botão “Máquina do Tempo”.

Não esqueça de nos contar o que achou destes recursos em nossa página de Contato.

Planos para o futuro

Para o futuro, eu só tenho certeza de uma coisa: eu vou fazer tudo o que posso para fazer com que os dados apresentados hoje pareçam totalmente irrelevantes. Promoções, investimento em publicidade, parcerias e muitas melhorias ainda estão por vir. E enquanto eu digito isso, várias ideias já estão fervendo na minha cabeça.

Agradecimentos

Eu não poderia deixar de agradecer às pessoas que me ajudam da forma que podem a tornar isso aqui um lugar mais interessante e conhecido: Eric Ferreira, Guilherme Ibanes, Mayara Moreira, Caroline Ferradosa, Michel de Paula, Isadora Carvalho, Andrea Menezes, Suzane Marques, Paulo Gaspar. Saber que pessoas acreditam no seu projeto é um power up para continuar na luta.

E pode parecer piegas, mas obrigado a todos os leitores. Nos vemos em breve, com mais novidades.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários