naovaiterpagode

#NAOVAITERPAGODE. FIFA registra uso da marca ‘Pagode’ no país até dezembro

Por: Matheus Ferreira

Eu já abordei aqui toda a minha indignação dos termos relacionados à Copa do Mundo que as empresas estão proibidas de relacionar suas marcas. Mas hoje eu fui surpreendido novamente pela mente genial do tiozão da FIFA: a entidade conseguiu o direito ao uso exclusivo da palavra Pagode. Isso mesmo, uma das palavras mais brasileiras do nosso VOLP.

De acordo com o INPI, a exclusividade da palavra foi concedida à entidade por meio do que eles chamam de Lei Geral da Copa. Que basicamente é um documento publicado em 2012, que concede à FIFA o direito de passar por cima de inúmeras regulamentações nacionais. Ou seja, essa ~Lei Geral da Copa~ é um grande !@#$!-se para nosso legislativo, para nossa cultura, para nossa história, para qualquer coisa que não seja de interesse deles.

Leia também:  Novo comercial do Subway te convida a experimentar algo novo

Ao Terra, a diretora substituta de marcas do INPI informou o seguinte: “A Lei Geral da Copa garante à FIFA que qualquer marca registrada é automaticamente reconhecida como alto renome, sem passar pelos critérios de reconhecimento que é um processo longo e complexo (…) O problema referente a isso é que uma marca de alto renome tem proteção em todas as classes, para todos os produtos e serviços. Agora eles têm absolutamente direito para a palavra sobre qualquer coisa” Preciso falar mais alguma coisa pra você ficar tao indignado quanto eu? Não, né.

Mas o que acontece se eu usar o termo?

Bem, uns dizem que você é amaldiçoado imediatamente por forças sobrenaturais que irão te fazer ficar a cara do Joseph Blatter; já a moça lá do INPI diz que um indivíduo ou instituição só podem ser punidos caso a detentora dos direitos abra uma reclamação formal. O que, segundo o ponto de vista dela, é bem difícil de ocorrer, porque ela poderia gerar um grande descontentamento da população.

Leia também:  Fox Sports faz 90 minutos de silêncio em homenagem ao Chapecoense

Aí eu pergunto a vocês: é possível piorar?

Com informações de: Terra.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários