WWDC-2014-Grid-61-1024x576

iOS 8, Mac OS X Yosemite e todas as outras novidades da WWDC

Por: Matheus Ferreira

No último dia 2 aconteceu a WWDC, aquele evento que a Apple faz todo ano pra falar das novidades para desenvolvedores e aproveitar pra ver se as ações conseguem uma sobrevida até setembro com o lançamento de mais uma versão do iPhone.

Como eu havia comentado no Facebook antes do evento acontecer, as expectativas não eram muito grandes em relação ao iOS, mas esperava-se um grande redesign do OS X. O que não deixou de aconteceu, mas as surpresas em ambos os sistemas foram bem positivas e nós vamos explicá-las um pouco melhor abaixo:

iOS 8

8ios8

Notificações ~Interativas~

notificacoes

No quesito notificações o Android sempre esteve um passo a frente do iOS. Pouco antes de 2011 o sistema do robô já possuía um avançado sistema de notificações a partir da barra superior, enquanto o iOS ainda irritava seus usuários com aquele pop-up que uma vez visto, nunca mais dava as caras.

A partir do iOS 5 muita coisa mudou, o que eles chamaram de Notification Center passou a integrar o sistema da maçã e os dois sistemas acabaram ficando praticamente iguais, até o lançamento do JellyBean, em 2012 com recursos que poderiam ser realizados a partir da própria notificação. O que deixou o iOS pra trás novamente. E é atrás disso que a Apple quer correr com o novo sistema de notificações.

Antes de mais nada, Windows Phone, não vou cometer bullying com vocês, ok?!

As notificações ficaram melhores. Quem já conhece o Android e principalmente se já usou o CyanogenMod vai ver que ficou um conceito bem parecido. Cada aplicativo vai ter a sua forma de interagir com o novo sistema de notificações. Com possibilidade de responder mensagens, visualizar fotos, mapas, entre outros recursos.

Um diferencial é o suporte do que estão chamando de Widgets. Eu não sei se eu que não consegui entender muito bem o conceito desses Widgets apenas pelas imagens, mas eu não achei nada de extraordinário. Entretanto, eles estão lá. E agora é esperar pra ver se os desenvolvedores vão arrumar alguma utilidade pra esse espaço a mais.

Acesso rápido aos contatos

contatos

Agora na tela de multitarefa você pode visualizar os contatos que você mais interage por meio do seu dispositivo. Um toque neles e é possível ligar, enviar mensagens, fazer uma chamada no Facetime e etc.

Teclado e o recurso Swiftkey Quicktype

third_party_screen

Este é mais um recurso inovador só pra quem sempre foi usuário da Apple. Pra quem é ou foi usuário de Windows Phone ou Android sabe que na verdade isso é o preenchimento de uma lacuna enorme que havia no sistema de Cupertino. O que ele faz? Bem, a ideia é prever as próximas palavras do texto que você está digitando de forma que o teclado vai aprendendo conforme o usuário o utiliza.

Leia também:  Google Duo: aplicativo de videochamadas do Google

Talvez o único feature interessante seja o fato de que a empresa garante que o teclado sabe diferenciar com quem o usuário está falando e pode sugerir palavras mais formais para pessoas do trabalho e palavras mais descontraídas para amigos, por exemplo.

Outro buraco que o iOS 8 deve tapar é o da impossibilidade de utilização de teclados de terceiros. Agora o sistema deve permitir a utilização de outras e melhores opções como o Swiftkey ou Swype, que já fazem muito sucesso no Android há um bom tempo.

Interação entre Apps

O novo iOS está mais aberto. Isso significa que agora ele permitirá que alguns apps conversem entre si. Óbvio que por questões de segurança essa interação está limitada, mas deve abrir um novo leque de possibilidades para os desenvolvedores, além de ser um grande avanço no que diz respeito à filosofia da Apple pós Steve Jobs.

Busca – Spotlight

hyjvnccvay5gk4kxq1oh

A ferramenta de busca do iOS sempre foi bem bacana. Ela já fazia uma varredura em praticamente tudo do seu smartphone, mas agora ela promete buscar coisas que ainda não estão nele, como: apps da App Store, resultados da Wikipédia, e eles não falaram por vergonha, mas parece que vai ser integrado com resultados do Bing também.

iMessage

iMessage

O iMessage não conseguiu pegar tão bem com os Applemaníacos como a empresa gostaria, por isso ela acha que novos recursos possam finalmente engajar mais os usuários. O iMessage agora permite o envio de áudio, vídeo e localização. Além do mais algumas dessas informações podem ser marcadas para desaparecerem do telefone do destinatário caso o remetente deseje. É quase que um Snapchat da Apple.

Health Kit e Home Kit

v9e8pepwvltcnggvqcla

São dois daqueles recursos bem específicos. O Health Kit promete ser uma central de informações sobre a sua saúde que você nunca vai usar seja porque não tem interesse ou porque os dados são imprecisos demais pra dizerem qualquer coisa sobre você.

ios-8-homekit-oficial

Já o Home Kit então é a coisa mais aleatória que já vi. Lâmpadas, alto-falantes, termostatos, detectores de fumaça e outros aparelhos conectados por Wi-Fi agora podem ser controlados pelo aparelho.

Leia também:  Nintendo anuncia Super Mario Run para iPhone e iPad

Sim. Se você quiser estes aparelhos a grande maioria só deverá ser encontrada lá fora.

Eu só não entendi o porque desse recurso, porque segundo os blogs que estiveram no lançamento, os aparelhos são de diversos fabricantes e exigem softwares de terceiros para controle. Não ficou muito claro ainda. Talvez depois que o sistema for lançado alguém possa dar mais informações.

Siri

siri-ios-8

A Siri, na minha opinião, foi um dos únicos bons lançamentos em software da Apple em anos. Mas ele infelizmente não cresceu da forma que nós, brasileiros, gostaríamos.

Ele recebeu 22 novos idiomas, mas os desenvolvedores que o testaram disseram que o Português, uma das 4 línguas mais faladas  no mundo ainda não está disponível.

Além dissoo, agora é possível comprar conteúdo do iTunes, reconhecer músicas por meio do Shazam e dizer “Hey Siri” para que o smartphone acorde de forma semelhante ao que já acontece com o Moto X quando o usuário diz “OK, Google Now”.

Photos

Photos iOS 8

O iOS 8 terá um novo aplicativo para visualização de imagens. Ele deve permitir a edição de imagens de forma fácil, baseada em gestos e com sincronia com o OS X.

De acordo com a empresa será possível começar a edição de uma imagem no smartphone e terminar no computador, ou vice-versa.

Tá, mas quando?

Bem, a Apple liberou uma versão beta para desenvolvedores no mesmo dia do anúncio e prometeu que a versão final sai no Outono. O “outono” americano. Algo tão vago quanto “quarto semestre” brasileiro. Na verdade ele deve vir junto com o começo das vendas da nova versão do iPhone nos EUA, o que deve ocorrer em outubro.

Mac OS X Yosemite

tab_hero_osxpreview

Design

Esse é o grande ponto do Yosemite. O que o Mavericks começou timidamente, no ano passado, o Yosemite vem terminar. Ou quase isso. Porque na verdade ainda existem algumas arestas pra aparar, mas a mudança foi grande. Bem grande.

overview_design_hero

Todo aquele esqueumorfismo que um dia brilhou no sistema foi embora. Os ícones estão mais psico-flats. Eu não sei se alguém já se referiu assim antes ao design que veio à tona com o iOS 7, mas não teria forma melhor de descrevê-lo como uma mistura de psicodelia e flat design.

Ah, a fonte mudou pra alguma das 587 Helveticas por aí.

Leia também:  Inventaram uma vela com aroma de Mac novo!

Notificações

os-x-yosemite-oficial-7

A Central de Notificações que o Mavericks introduziu foi melhorada. Ela agora é dividida em duas categorias: uma reúne todas as notificações da mesma forma que já era feita e outra, intitulada como “Hoje” reúne várias informações que devem acontecer. Quaaase que um Google Now.

Spotlight

os-x-yosemite-oficial-8

O Spotlight também foi atualizado no OS X. Agora, ao ser ativada, a barra de pesquisa não fica mais na barra superior como nas versões anteriores. Ela aparece no centro da tela. Tá, não foi só isso. Ela agora também exibe resultados da Web. Mas só de alguns sites específicos e “confiáveis”, como Wikipédia e pontos de interesse no Mapa.

Mail

os-x-yosemite-oficial-4

O aplicativo Mail ganhou uma repaginada depois de bastante tempo. Além do novo design cheio de transparências e e esfumaçados, agora é possível estragar criar anotações nas suas imagens dentro do próprio aplicativo. Outro recurso anunciado é a possibilidade de poder anexar arquivos pesados direto no iCloud.

Integração iOS e OS X

Os dois sistemas trouxeram várias novidades, mas o que mais empolgou foi a integração entre OS X e iOS. Hoje em dia estamos cada vez mais utilizando dispositivos móveis por conta da versatilidade, mas muitas vezes só um computador pode ser eficiente o bastante. Com esse intuito, a Apple sabe que o principal passo é integrar o sistema. E eles deram um nome pra essa integração:

Handoff

Handoff iOS 8 OSX Yosemite

Esse recurso é um dos mais promissores na integração. Ele promete reconhecer quando o telefone estiver perto do computador e assim trocar informações entre os dispositivos, para que o usuário possa ter o mínimo de trabalho possível. O que isso significa?

Bem, se você estiver digitando um email no iPhone ou iPad e se aproximar do computador, o sistema irá perguntar se você não deseja continuar no computador e vice-versa.

Essa interação também é extendida a outras ocasiões como por exemplo compartilhamento de notificações e até sugestão de hotspot Wi-Fi caso o usuário esteja utilizando o computador em um ambiente sem rede disponível.

Disponibilidade

Com o Mavericks já foi um parto o lançamento, dessa vez a Apple prometeu para outono. Ou seja, mais ou menos na mesma época do lançamento da versão final do iOS 8. E como a empresa já tem o costume de atrasar novas versões do OS X, se sair em 2014 já é lucro.

Com informações de: Gizmodo BR

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários