apple-watch-analise-blog-geek-publicitario-destaque

Apple Watch – Apenas mais um relógio inteligente

Por: Matheus Ferreira

Embora muito esperado, o Apple Watch não deu as caras em momento nenhum antes de seu anúncio oficial que aconteceu hoje em Cupertino. E todo esse sucesso em guardar o segredo tem uma explicação: o Apple Watch é, hoje, mais um conceito do que um produto final.

Com um design e funcionalidades dentro do comum, o relógio não chegou a empolgar nem sequer os mais entusiastas da marca, e aqui vão as minhas impressões sobre os destaques do dispositivo.

Nomenclatura

apple-watch-logo-blog-geek-publicitario-propaganda-tecnologia

A Apple demorou anos para conseguir difundir sua cultura iGadget ao redor de todo mundo, mas parece que isso não tem mais importância. Mesmo com o nome atribuído pelos rumores de iWatch e iTime, a empresa preferiu o insosso nome Apple Watch.

No vídeo a seguir, o CEO Tim Cook, se confunde com o nome de sua mais nova criação e acaba chamando o relógio de iWatch. Isso significa que, por algum motivo obscuro esta mudança na nomenclatura foi tardia a ponto do executivo se acostumar com o termo iWatch. Só não sabemos ainda o real motivo.

Leia também:  Veja um resumo dos principais lançamentos da Apple neste vídeo de 2 minutos

Design

O design me lembra bastante um iPhone 3GS encolhido em dois tamanhos diferentes, além do mais, a adaptação do iOS ficou soturna demais e aparentemente deslocada do conceito do dispositivo.

Windows Live Messenger, é você?
Windows Live Messenger, é você?

Eu não o vi pessoalmente, mas de acordo com minha experiência cara-a-cara com os gadgets da Apple que não me agradam, dá pra saber que o máximo que ele conseguirá ficar no aspecto estético é: aceitável.

apple-watch-papel-de-parede-iphone-3gs-blog-geek-publicitario
Um pouquinho maior e eu ia achar que era um iPhone 3GS com pulseiras…

Sejamos práticos: ele é feio. E digo isso sabendo que os relógios inteligentes ainda estão tentando encontrar uma forma agradável de habitar o nosso pulso. Mas com há outras opções mais interessantes como o ZenWatch, moto 360 e LG G Watch R.

Recursos e Digital Crown

Se por um lado seu design à la iPhone 3GS é de doer os olhos, por outro a tal ~Digital Crown~ me pareceu ser o melhor feature do aparelho. Além de aproximar o dispositivo de relógios, como estamos acostumados, ele parece ser útil para as infinitas interações com o sistema sem precisar tapar sua pequena tela com os dedos.

Leia também:  Inventaram uma vela com aroma de Mac novo!

apple-watch-digital-crown-pulseira-verde-limao-blog-geek-publicitario

Só é uma pena que, tirando isso, pouco se viu realmente capaz de criar alguma empolgação. O desespero de ter o que apresentar ficou evidente quando recursos como os de enviar batimentos cardíacos e, acreditem, desenhos brilhantes para outros colegas que também possuam o relógio ganharam ares de destaque na keynote. Isso porque nem vou entrar no mérito da versão em ouro 18k.

Um problema chamado Siri

conversa-text-e-voz-apple-watch-divulgacao-apple-blog-geek-publicitario

Infelizmente para nós brasileiros, além de termos que esperar mais ainda que os americanos para receber o dispositivo por aqui há outro fator preocupante: os smartwatches tem como método de entrada de conteúdo a integração por voz. No caso, com a Siri, que até hoje não aprendeu a falar português.

Leia também:  Apple lança livro "Designed by Apple in California" e preço chega a R$ 1.000

Disponibilidade e Considerações finais

apple-watch-em-dois-tamanhos-imagem-blog-geek-publicitario

O Apple Watch só deve chegar em algum momento do ano que vem.

Sim, é um pouco inútil ficar analisando o aparelho apresentado hoje, porque estamos analisando um produto que, muito provavelmente, deve sofrer inúmeras modificações antes de realmente chegar ao mercado. E eu espero que isso aconteça mesmo.

Não que o produto apresentado seja, de longe, algo ruim. O problema é que ele carrega a marca que encabeçou por diversas vezes o posto de mais valiosa do mundo. E, em sua forma apresentada hoje, ele é apenas só mais um relógio inteligente.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários