jornal-nacional-chroma-key-destaque-blog-geek-publicitario

Jornal Nacional vai ao ar com cenário virtual em Chroma Key

Por: Matheus Ferreira

Era para ser só mais uma edição do Jornal Nacional, mas bastava olhar com um pouco de atenção pra ver que havia alguma coisa de errado com o cenário do noticiário.

Qualquer suspeita seria posta a prova durante os 30 minutos seguintes de duração do jornal. Observando a iluminação e o contorno dos itens do primeiro plano ficava fácil constatar: a atração estava sendo transmitida com um efeito de sobreposição de imagens conhecido como Chroma Key.

Na lateral esquerda é possível notar que a imagem da mesa sobreposta acaba, permitindo o vazamento da imagem de fundo.
Na lateral esquerda é possível notar que a imagem da mesa sobreposta acaba, permitindo o vazamento da imagem de fundo.

Mas não foi o Chroma Key que surpreendeu. Afinal, isso já acontece no jornal desde os anos 70. Além do mais, nós já sabemos que a emissora está gostando de brincar com o recurso.

O que chamou a atenção era que desde os itens do cenário até mesmo os personagens se locomovendo pela redação eram todos criações de computador:

Leia também:  Zero1 é um canal de games dentro da TV aberta
jornal-nacional-personagens-redacao-computacao-grafica-chroma-key-blog-geek-publicitario
Dois supostos jornalistas conversam no fundo com movimentos que são repetidos quase durante toda a exibição do jornal. Veja o vídeo.

Mas se eles estão mesmo usando Chroma Key, qual o motivo?

A teoria mais lógica é a de que a redação deve estar em reformas para apresentar um novo cenário em breve. Afinal, em 2015 a emissora completa meio século de vida.

Em um vídeo divulgado no Twitter do Jornal, a apresentadora Renata Vasconcellos gravou uma chamada com a redação de verdade ao fundo e algumas coisas parecem diferentes, como os painéis das laterais e alguns monitores parecem ter sido removidos.

A expectativa é que, assim como o Fantástico, o Jornal Nacional também deverá reformar sua redação para se adaptar às novas intenções do canal para um jornalismo menos formal e mais próximo do espectador.

Leia também:  Play nos Jogos: Globo lança canal extra para as Olimpíadas na internet

A Globo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e, talvez, nem deva se pronunciar. Mas vamos esperar que as mudanças sejam boas. Afinal, ficar vendo esses personagens do Second Life aí todo dia atrás dos apresentadores tem que compensar em alguma coisa.

Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

Com informações de: TV Globo, @RenatoJG e @ojoaoxavier.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários