Seria a nova identidade da Rede Globo parecida com isso? Parece que sim.

E aí, Rede Globo. O novo logo sai ou não sai?

Por: Matheus Ferreira
Oi, visitante. Este post foi feito em junho de 2013. Depois disso muita coisa aconteceu, portanto, depois de ler este post, eu recomendo que veja  este outro post que escrevi sobre a reformulação da marca da Rede Globo.

Em abril deste ano, Monica Bergamo publicou em sua coluna na Folha de S. Paulo que a Globo apresentaria um novo logo no dia 26 do mesmo mês. A coluna ainda informava que o logo era um projeto do renomado Hans Donner para simplificar e dar mais vida à marca. Removendo aquele aspecto metalizado que o logo foi ganhando ao longo dos anos. Ainda segundo a coluna o novo logo era para ter sido apresentado naquele fiasco evento “vem aí”, mas não ficou pronto a tempo.

Pela descrição de Donner, podemos suspeitar da adoção da mais nova tendência de Design que despertou com a Microsoft e sua interface Modern/Metro e agora se espelha por aí: o flat design.

Seria a nova identidade da Rede Globo parecida com isso? Parece que sim.
Seria a nova identidade da Rede Globo parecida com isso? Parece que sim.

O fato é que quase dois meses se passaram e nada de mudanças na nova marca. De lá pra cá o que se tem visto é uma grande salada de utilização de uma marca que abusa do flat design e a outra espelhada que já conhecemos desde 2008. Como no exemplo abaixo, onde ao fim de um programa a emissora exibe o logo chapado, que cresce e em uma transição bem porca se torna o logo atual.

novo-logo-globo-realização
Isso…
logo-globo-realização1
…vira isso.

Parece que já que a empresa não conseguiu lançar a nova marca no evento, a intenção agora é renovar toda a comunicação que envolve a marca da empresa pra depois anunciar a mudança nas telinhas, porque desde a coluna de Mônica, a Globo vem atualizando a identidade visual de todos os seus produtos e itens, que vão desde o crachá.,,

Instagram @realscalabriniAo quiosque a empresa mantém na orla da praia de Copacabana.38164292_GnNztvJPHpJ6YG4uABZd1RpRS-0J-nVxiAiSi-s14rE

Parece que a ideia de cores mais vivas e uma marca mais chapada adotada por várias empresas nos últimos tempos também pegou o tiozão do Design.

Agora é só esperar pra que não seja verdade o boato de que a empresa teria adiado o lançamento para o evento de 50 anos da Rede Globo, porque além de eu não aguentar mais essa mistura de chapado e reflexo, pode ser que até lá esta mesma identidade já esteja um pouco ultrapassada.

Veja a continuação desta discussão neste outro post que escrevi sobre a reformulação da marca da Rede Globo.
Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários