comercial-tim-4g-fantastico-globo-destaque-blog-geek-publicitario

TIM divide opiniões e vira piada após exibir comercial ‘ao vivo’ via 4G. Assista!

Por: Matheus Ferreira

Depois de fazer um enorme barulho, a TIM finalmente exibiu neste domingo o primeiro comercial transmitido via 4G do Brasil no intervalo do Fantástico.

Nós não tínhamos muita ideia do que ia acontecer e, parece que era mesmo a intenção, afinal a produção foi bastante simples. Veja:

Como esperado, o anúncio dividiu opiniões e virou piada nas redes sociais. Enquanto uns aproveitavam o momento para fazer piadas, outros faziam duras críticas.

Dentre as principais reclamações estavam as de que o comercial havia sido gravado anteriormente, além de que ele havia sido transmitido por outras operadoras ou mesmo por Wi-Fi.

No entanto, Luciano Huck fez questão de prontamente postar em seu Instagram uma foto de toda a equipe de engenharia da Globo que esteve por trás do anúncio da TIM, o que já conta um pouco pro lado da TIM, afinal juntar todo esse povo pra fazer um comercial gravado pelo celular não tem muito sentido, né?

Leia também:  TIM cogita a possibilidade de cobrar pela franquia reduzida
Reprodução - Instagram
Reprodução – Instagram

O problema é que a TIM aparentemente não fez questão de simplesmente adotar algumas medidas que seriam extremamente eficazes para evitar comentários (previsíveis) como estes, como mostrar o smartphone e dizer a hora em que o comercial estava sendo veiculado. Uma estratégia amplamente utilizada por veículos de comunicação quando querem provar que estão ao vivo.

Outro ponto que chamou atenção foi a ausência de erros ou nervosismo de Huck e Suziki, natural para momentos tão tensos como estes; além do áudio limpo. Nós que utilizamos streaming com frequência sabemos que, por mais que a conexão esteja boa, o áudio nunca é tão claro como vemos no comercial da TIM.

Entre as piadas mais utilizadas pelos internautas, o assunto principal foi o limite de tráfegos diário da operadora.
Entre as piadas mais utilizadas pelos internautas, o assunto principal foi o limite de tráfego diário da operadora.

No fim das contas eu vou dar meu voto de confiança pra TIM e acreditar que ele foi mesmo ao vivo e transmitido de uma rede 4G da operadora. Afinal, de exemplos de empresas que se deram mal ao tentar enganar o consumidor nós já estamos bem cheios.

Leia também:  Skol apresenta novo posicionamento: Redondo é sair do seu quadrado

Bem como eu disse no outro post, é um pouco improvável que a TIM tenha feito todo um alarde desses sem produzir um Making Of. E ele deve ser essencial para a credibilidade da marca. O que resta é esperar.

E você, o que achou?

[Atualização]

O pessoal do Tecnoblog apurou que o comercial não foi exatamente como esperávamos. De acordo com o jornalista Thássius Veloso, a TIM informou que o comercial foi feito por streaming para a Globo, que o gravou minutos antes de inserí-lo no ar.

Há quem diga que a operadora não prometeu em momento algum fazer um comercial ao vivo, mas de acordo com as falas do Luciano Huck, fica claro que a ideia era que isto ficasse implícito.

Leia também:  GloboNews convida espectadores a enviarem conteúdo com app 'Na Rua'

Entre outras questões o release de imprensa dizia que o comercial seria transmitido por meio da tecnologia 4G, o que também não ocorreu, visto que não houve uma espécie de link, mas sim uma gravação.

Making Of

A Tim finalmente divulgou um making of da ação, que na verdade não mostra muito mais do que nós já sabíamos, mas vale a pena conferir:

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários