viber line e wechat

Line e WeChat mostram investimento pesado em apps de mensagens para smartphones

Por: Matheus Ferreira

Eu ainda sou daqueles que repara quando vê uma empresa totalmente digital anunciando algo na TV e nessa semana fiquei impressionado com a quantidade de propaganda que vi nos últimos dias de empresas divulgando apps de envio de mensagens “grátis”. O discurso é o mesmo: Ligações e Mensagens gratuitas em seu smartphone.

Whatsapp, Viber, Google Hangouts, BBM, iMessage, Facebook Messenger, Zello, Chat On, Fring, Kakao… A lista é tão grande que eu poderia ficar horas navegando pelas lojas de aplicativos mobile e não veria o fim das opções de apps para envio de mensagens instantâneas via smartphones. Parece difícil entrar em um mercado com tantos players e conseguir alguma hegemonia, não? Não é o que acreditam a Line e a WeChat. Duas empresas que vêm investindo pesado em mídia no Brasil.

Leia também:  App Prisma chega para smarphones Android

Na hora eu pensei: pra que diabos um investimento tão grande em mídia de uma empresa até então desconhecida, se mesmo com a adesão de usuários, o app poderia render bem menos do que o investimento feito? Mas antes mesmo que eu pudesse digerir essa dúvida, pude ver vários amigos utilizando o Line, por exemplo. Parece que sem nenhum motivo aparente a não ser a curiosidade da promessa dos anúncios. 

Instalei o Line, para ver o que ele oferece além dos concorrentes e ao instalar o app dá pra notar que ele é bem cru e até um pouco invasivo. Parece que o intuito foi fazer algo funcional com o mínimo de investimento possível e que force a barra com o usuário para que ele utilize ao máximo. E se pegar, aí sim valeria a pena mais tempo em desenvolvimento.

Leia também:  App Prisma chega para smarphones Android

Não quero nem imaginar os planos malígnos dessas empresas e, na verdade, eu não entendi até hoje por que escolheram o Whatsapp que não dá pra fazer ligações nem videochamadas como app principal para mensagens instantâneas e nem consegui superar ainda a morte do Live Messenger, meu cliente favorito de mensagens instantâneas pra PC.

Espero que não vire uma febre, porque acessar um app com uma inteface dessas será uma tortura. Ou então, que ganhem dinheiro logo e contratem desenvolvedores com um senso estético um pouquiiiinho melhor.

Se você costuma ter amigos early adopters ou quer simplesmente ver qual é a desses apps, pode encontrá-los aqui: Line e WeChat

Leia também:  App Prisma chega para smarphones Android
Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários