Participatório

Governo lança rede social com o intuito de reunir jovens ~politizados~

Por: Matheus Ferreira

O Planalto lançou essa semana a “Participatório”, a rede social do governo que tem como intuito reunir pessoas com a faixa etária de 15 a 30 anos para discutir assuntos políticos. O que na teoria parece ser uma boa ideia, na prática me despertou pra alguns pontos que chegaram a incomodar.

Página inicial da rede social. A identidade visual parece ter sido propositalmente escolhida para não lembrar muito o governo.
Página inicial da rede social. A identidade visual parece ter sido propositalmente escolhida para não lembrar muito o governo.

O primeiro é o fato de que essa rede parece mais do que uma sala de recreação do que exatamente um lugar para se discutir e considerar ideias. Parece que foi um sistema feito às pressas, com a intenção de tirar as pessoas menos alienadas do Facebook pra que não influenciem quem tá lá pra ver mensagenzinha motivacional e as fotos da festinha que ficaram ótimas.

Leia também:  Twitter Ads fica mais atrativo para pequenos e médios anunciantes

O segundo ponto, que pode vir até a confirmar o primeiro, é que o sistema é muito ruim. Muito mesmo. Pra dar uma ideia, eu nem consegui me registrar. Fiz o cadastro e estou até agora esperando o email de confirmação para validar meu registro.

O certificado de segurança não é confiável
Mensagem recebida ao tentar realizar login na rede social do governo.

Em contrapartida conseguimos encontrar alguns pontos positivos. Temos um fórum com discussões lúcidas e interessantes que valem a pena serem ressaltadas.

Enfim. A rede é um start legal para o momento em que nos encontramos e tem potencial para se tornar uma plataforma interessante, mas, como o próprio logo indica, ainda está em fase beta e não funciona como deveria. Alguma semelhança com nossa política?

Se quiser conhecer, acesse: participatorio.juventude.gov.br/

Leia também:  Gol transmite primeiro voo comercial com Wi-Fi ao vivo no Facebook
Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 25. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários