As lições de Comunicação que o erro do Miss Universo 2015 nos deixou

Por: Matheus Ferreira

A essa altura do campeonato você já deve saber da gafe que ocorreu durante o anúncio da Miss Universo 2015. Sim, o apresentador Steve Harvey se confundiu na hora de olhar o cartão com as colocações e acabou coroando a Miss Colômbia, quando na verdade quem havia vencido a disputa era a Miss Filipinas.

Mas você pode estar pensando: foi um erro grotesco. Sim, foi. O apresentador foi o culpado. Sim, também foi. Mas não o único. Algo poderia ter ajudado a evitar todo esse constrangimento. E era uma coisa simples: uma comunicação eficiente.

Observando a ficha com o nome das ganhadoras fica fácil compreender o erro de Harvey. As informações estão completamente desorganizadas, desalinhadas e com nomenclaturas que mais complicam, que ajudam.

Leia também:  O processo criativo das novas embalagens da Coca-Cola
Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.
Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.

Quem diabos falou que seria uma boa ideia chamar a terceira e a segunda colocada de 2ª vice-campeã e 1ª vice-campeã? E pior! Chamar a campeã de “Miss Universo 2015“. Termo que poderia estar estampado em qualquer lugar, com qualquer finalidade, afinal era o nome do concurso.

O Design também mandou um enorme abraço pra equipe do Miss Universo. Tente encontrar uma lógica nas informações apresentadas. Não existe.

Temos um título lá em cima em fonte pequena, misturando negrito e itálico, sem nenhum alinhamento aceitável. Logo abaixo os textos de 2ª e 1ª ~vice-campeãs~ aparece escrito normal, enquanto os países das campeãs aparecem em caixa alta. Mas e a tal Miss Universo? Onde foi parar? Bem, ela está ali, do lado direito, com tudo escrito em caixa alta.

Leia também:  Häagen-Dazs apresenta nova identidade visual para atrair público jovem

O pessoal do Digital-Tutors chegou até a criar alguns esboços rapidamente de modelos de cartão que poderiam ter evitado o erro. São coisas simples. Que sua tia seria capaz de criar no Powerpoint.

cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-1-blog-geek-publicitario cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-2-blog-geek-publicitario

E por falar em Powerpoint, é justamente de lá que vem a minha sugestão feita em menos de 5 minutos:

sugestao-ficha-colocados-miss-universo-blog-geek-publicitario

Não é difícil. Não é demorado. É uma questão de organizar as informações e disponibilizá-las de maneira eficiente.

No fim das contas, tudo deu certo. A Miss Colômbia passou um enorme constrangimento, mas agora deve estar se sentindo mais importante que a própria Miss Universo, das Filipinas. Enquanto nós podemos observar esse erro pra repensar nossa forma de comunicar.

Leia também:  Abstract: Netflix lançará série documental sobre Design

E eu espero que eles também tenham esta reflexão no ano que vem. Pelo bem do meu senso de vergonha alheia.

Inspirado em: Design Taxi, com informações de: Digital-Tutors e imagem de: John Locher – Associated Press.

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários