Um dos destinos culturais mais respeitados e importantes de São Paulo decidiu entrar em 2016 de cara nova. A Pinacoteca do Estado de São Paulo agora tem um novo nome, novo logo e uma identidade visual totalmente reformulada.

O novo logo ficou assim:

novo-logo-identidade-visual-pinacoteca-sao-paulo-blog-geek-publicitario
Antes e depois do logo da Pinacoteca de São Paulo.

Pode me chamar de Pina_

A Pinacoteca quer ser sua amiga. E amigos a gente chama por apelido. Por esse motivo, o museu quer ser chamado a partir de agora apenas de Pina.

E pra diferenciar da sua irmã Estação Pinacoteca, as duas ganharam um novo sobrenome: Pina_ Luz e Pina_ Estação. As novas nomenclaturas deram um aspecto mais jovem e moderno à marca. Ainda mais se prestarmos atenção na utilização do underline no final da palavra “Pina”. Uma clara referência à internet.

Leia também:  Ogilvy se reposiciona e apresenta novo logo

logo-pina-luz-estacao-pinacoteca-sao-paulo-blog-geek-publicitario

Além do logo e das novas nomenclaturas, o museu também deu um tapa em toda a sua identidade, que agora concentra alguns dos itens mais marcantes do museu, como a escada, as colunas e até os marcantes tijolos a vista. Tudo para compor um padrão simples, único e bonito.

elementos-identidade-visual-pinacoteca-estado-sao-paulo-blog-geek-publicitario

A criação é da F/Nazca Saatchi Saatchi.

[Atualização em 27/01/2016 às 00h58]

A discussão a respeito da semelhança entre a identidade da Pinacoteca e a criada para a cidade portuguesa de Porto foi tão longe, que decidimos criar uma nova discussão sobre o assunto com o post: A polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca de SP.

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.