Revista se confunde e cria capa sobre mulheres com símbolo do sexo masculino

Por: Matheus Ferreira

2017 mal começou e o pessoal da revista Express, do Washington Post já cometeu uma das falhas mais grotescas que provavelmente iremos ver no Design neste ano. Isso porque ao realizar uma capa falando do poder feminino, a publicação utilizou uma imagem do símbolo grego de marte ♂, comumente utilizado para representar o sexo masculino.

Na capa era possível ver uma espécie de mosaico formado por diversas pessoas criando o símbolo. No centro a mensagem principal da revista: “O começo modesto de uma marcha maciça – Mais de 150 mil pessoas que apóiam os direitos das mulheres se inscreveram para um comício em Washington no dia seguinte à inauguração. Tudo começou com um post no Facebook.”.

Leia também:  Abstract: Netflix lançará série documental sobre Design

A gafe foi tão absurda, que muitos leitores acreditaram que fosse mesmo a intenção da revista fazer uma brincadeira com o símbolo, praticamente querendo dizer que as mulheres estavam querendo status de homens, o que gerou ainda mais críticas.

Mas segundo a própria revista, tudo não passou de um erro mesmo. A imagem da capa deveria representar o símbolo de Vênus ♀, que representa o sexo feminino, não o ♂ como havia sido publicado. A mensagem veio acompanhada da imagem que deveria ter sido utilizada desde o início.

“Isto é como a capa deveria ter sido. Pedimos desculpas pelo erro”, afirmou a empresa.

Leia também:  Netflix sugere homenagem às mães com design do jeito que elas gostam

Mesmo após a correção, diversos internautas continuaram com as críticas “Erros acontecem. Mas, o viés sistemático não é um erro. Faça certo: contratar ♀ Estamos qualificadas e estamos felizes em trabalhar (por um #SalárioEquivalente)”. disse uma internauta em resposta à publicação.

Ainda em referência à capa errada e ao atual momento de discussão de gênero nos EUA, uma outra internauta chegou a fazer uma ironia: “Pelo menos ela fornece a metáfora perfeita para a política de gênero dos EUA neste momento.” disse.

Com informações de: Fast Co Design.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários