Facebook apresenta redesign de seu app mobile

Por: Matheus Ferreira

O Facebook anunciou hoje o que deve ser um dos maiores redesigns de seu app para dispositivos móveis dos últimos tempos. A ideia da rede é de que o aplicativo fique mais bonito, mais rápido e mais fácil de utilizar.

Novo layout para comentários

Uma das principais mudanças do novo layout do app ficou para o gerenciamento de comentários. Apesar dos grandes esforços do Facebook em melhorar os comentários nos últimos tempos, a experiência hoje ainda deixa bastante a desejar.

E isso deve acabar com o novo app. Isso porque ele traz o layout em formato de balões de conversa e as reações de cada comentário deve ser mostrada ao lado do balão, o que deixou o aspecto mais bonito e mais fácil de identificar as curtidas e as respostas aos próprios comentários.

Leia também:  Emojis do Whatsapp ganham novo design para Android

Leitura e usabilidade melhoradas

A leitura e a usabilidade dos botões principais do app também devem receber melhorias. Enquanto as áreas de texto receberam mais contrastes, os botões ficaram mais largos e ganharam um novo aspecto para ficar mais fácil de clicar. Além disso, a foto do perfil de quem realizou a publicação ficará redonda, como já acontece na grande maioria das redes sociais.

  • Aumento do contraste de cores para que a tipografia seja mais legível
  • Pré-visualizações de links maiores, então tudo é mais fácil de ler
  • Ícones atualizados e botões Como, Comentar e Compartilhar que são maiores e mais fáceis de tocar
  • Imagens de perfil circulares para mostrar quem está postando ou comentando
Leia também:  Nova identidade da Lacta começa a chegar nas gôndolas

Melhor Navegação

A navegação do novo app também recebeu um upgrade. Agora o botão de voltar ganha destaque ao lado do conteúdo, além de ser possível visualizar a área de comentários, reações na mesma tela em que você visualiza a publicação.

  • Veja onde um link irá levá-lo antes de clicar nele
  • Veja em qual publicação você está comentando, reagindo ou lendo enquanto você está na postagem
  • Retornar ao feed de notícias depois de terminar a leitura através de um botão traseiro mais proeminente

Todas as mudanças fazem com que o app deixe o tradicional azul de lado e assuma uma interface mais limpa e focada no conteúdo. Algumas coisas como os novos botões de engajamento e a foto em formato circular acabaram aproximando ainda mais a identidade do Facebook da já conhecida interface do Instagram. A ideia foi, certamente, abrir mão da identidade do próprio Facebook em benefício de uma maior consistência na experiência de uso das duas redes.

Leia também:  Caloi assume novo posicionamento, novo logo e nova identidade visual

Algumas das novidades já estão em testes também para usuários da versão web para desktop também. Elas devem ser disponibilizadas para o público aos poucos em algumas semanas.

Com amor, GKPB. <3
Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.

Comentários