Ford apresenta boné que alerta sono durante a condução

Por: Matheus Ferreira

Um dos principais problemas dos caminhoneiros diante das exaustivas jornadas de trabalho é lidar com o sono durante a condução dos veículos. Pensando nisso, a Ford Caminhões desenvolveu uma tecnologia inovadora para ajudá-los a rodar com mais segurança: o Boné Alerta.

O Boné Alerta à primeira vista parece só mais um boné comum, mas vem equipado com sensores que identificam movimentos da cabeça do motorista e o avisa quando detecta sinais de sonolência. Veja no vídeo abaixo:

Boné Aleta Ford

O Boné Alerta foi apresentado como parte da comemoração dos 60 anos da produção de caminhões Ford no Brasil. O dispositivo foi testado durante oito meses por um grupo de motoristas por mais de 5.000 km em condições reais. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar a prevenção de acidentes nas estradas.

Este protótipo apresentado no vídeo ainda está em fase de testes e deverá seguir para o patenteamento e certificação, mas embora não haja planos para sua produção e comercialização no curto e médio prazo, a Ford já mostrou interesse em dividir essa tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a chegada do boné ao mercado.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.

Comentários