Assim como já tinha vazado há bastante tempo, o novo logo da Globo foi confirmado ontem pela emissora em seu evento “Vem Aí” gravado ontem, que deve ir ao ar hoje. A marca é exatamente a mesma do vídeo que vazou, mas agora em resolução melhor e uma explicação do seu progenitor.

O evento já estava chegando ao fim quando Tony Ramos subiu ao palco para anunciar o novo logo da maior emissora do país. Um vídeo (muito provavelmente o mesmo vídeo que vazou) foi exibido no telão, mostrando a evolução da marca, que deve ser amplamente utilizada em toda a programação nos próximos dias.

O novo logo é um passo em direção ao flat design amplamente explorado pela emissora (e muitas grandes marcas ao redor do mundo), mas ainda está bem longe da filosofia flat. Segundo Hans Donner, “O branco é a soma de todas as cores e a que melhor representa uma emissora de televisão que busca o tempo todo mostrar o Brasil e a sua diversidade”

Leia também:  Gol atualiza logo para facilitar leitura

Esta já é a 10ª logomarca criada pela empresa. e desde a sua 4ª versão, lançada em 1975, conserva as mesmas formas básicas. Seis anos separam a última versão do logo da versão que veremos nas telinhas a partir do próximo dia 6 e, muito provavelmente, este não era o momento que a emissora desejava colocar sua nova marca no ar.

Evolução logos Rede Globo 50 anos
Evolução do logo da emissora de 1965 a 2014

Digo isso, porque, o logo já está pronto desde o ano passado e, conforme indicava Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo há quase um ano, por algum motivo ele não saiu. Então começaram especulações que o logo daria as caras oficialmente só ano que vem, em que a emissora completa 50 anos. E realmente seria uma boa data para o lançamento de uma nova marca, entretanto, o logo já estaria com 2 anos de idade. Algo arriscado demais.

Leia também:  Coca-Cola aposta nas relações familiares em novo filme 'Regras da Casa'

Eu já disse no post do vídeo e volto a repetir. De primeiro impacto, ele chega a causar arrepios. Mas nós, seres humanos, odiamos mudanças bruscas. Em breve esse cruzamento de iPhone 5C branco com o teste de cores SMPTE será tão moderno quando o reflexo metálico pareceu ser em 2008.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.