Talvez você não conheça o sabão Tide, porque eles não estão presentes no Brasil, mas a marca da P&G domina o mercado de produtos de limpeza nos EUA e acaba de se ver no meio de uma enorme polêmica graças ao Tide Pod Challenge.

Tudo começou quando alguém achou as tais Tide Pods parecidas demais com balas e decidiu que seria uma boa ideia ingeri-las. O feito então logo se tornou um desafio, que tem feito diversos de adolescentes a ingerirem grandes quantidades de sabão, o que é realmente um perigo à saúde.

O desafio fez com que a Procter & Gamble se visse no meio do olho de um furacão mesmo sem ter feito nada além de vender seu produto que está no mercado desde 2012. A companhia então soltou um comunicado no qual pedia para que o público não ingerisse suas pastilhas de sabão nem de brincadeira.

“Nossos sabões têm um detergente altamente concentrado destinado a limpar roupas e são usados ​​com segurança em milhões de famílias todos os dias. Eles deveriam ser usados ​​apenas para limpar a roupa e serem mantidos fechados e afastados de crianças. Eles não devem brincar com eles, independentemente da circunstância, mesmo que seja uma piada. Segurança não é motivo de riso.”

Além do comunicado, o perfil da Tide no Youtube logo soltou um vídeo bem curto onde o jogador de futebol americano Rob Gronkowski aparece dizendo que o sabão não deve ser ingerido de forma alguma.

O vídeo é um problema também para o Youtube. Isso porque a brincadeira começou com alguns criadores da plataforma do Google. Além do mais, o Youtube nem bem se recuperou do caso de Logan Paul, que mostrou um corpo morto em seu canal e acabou repercutindo de forma muito negativa para o serviço.

Aqui no Brasil nós temos a sorte de não termos a marca Tide, o que deve dificultar a adoção do perigoso desafio no oco universo dos youtubers em busca de seus 15 minutos de fama. Pelo jeito a gente vai ter que continuar por aqui apenas com o meme “Que tiro foi esse?”. Poderia ser pior, bem pior.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.

Conheça nosso canal no Youtube:

Matheus Ferreira, 27. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.