Um tour pelo novo Google Maps

Por: Matheus Ferreira

O Novo Google Maps é um dos recursos mais insanos apresentados no Google I/O 2013. De novo layout até uma visualização do espaço as mudanças deram um ar mais moderno e até mais lembra um pouco a ferramenta oferecida pela Apple. Caaaaalma! Tô falando de layout. Hoje o Google ativou o novo Maps em forma de uma ferramenta de testes para usuários que se cadastraram no site. As novidades? São bem empolgantes. Vejamos:

A caixa de pesquisa

maps01

Ao entrar na ferramenta nos deparamos com um Maps em Full Screen. A barra de busca fica no topo esquerdo. Pode-se notar também a intração da ferramenta na parte de “Explorar esta área”, que sugere restaurantes, cafés, bares etc nas proximidades do usuário.

Resultados diretamente no mapa

maps02No novo Maps, ao invés de visualizar os resultados da busca por pontos organizados por letras, vemos os resultados direto no mapa. É bem mais intuitivo e bonito. Ao clicarmos num ponto de interesse, temos o seguinte recurso:

Fichas de informações

maps04

O novo padrão de design do Google são os Cards. No Maps, assim como em vários outros serviços da empresa, todas as informações do local são organizados como se fossem cards. Nome, endereço, horário de abertura, telefone, street view e até mesmo fotos podem ser facilmente acessados pelos cards que aparecem ao lado.

Nova visualização do Street View

O Street View não mudou muito, só ficou mais organizado e bonito.

maps05

Visualização de satélite e o 3D

Desde que o Google instalou cameras nos aviões dos EUA para fotografarem as mais variadas perspectivas das cidades, eu já esperava um recurso 3D com uma capacidade acima do normal. Eu não sei se fui eu que não soube mexer de primeira, mas aparentemente, só podemos visualizar quatro pontos de perspectiva. Eu não acho que alguém vá encontrar problemas nisso, mas seria legal poder girar com o mouse.

3D

Visualização espacial

earth

Eu não sei como o Google definiu o nome desta visualização, mas eu decidi chamá-la assim. Visualização espacial. O fato é que se você estiver na visualização de satélite (Earth) e rolar o scroll no sentido de zoom out chega em um momento que o planeta salta à tela e podemos ter controle total sobre a rotação dele, com direito a estrelas e posicionamento em relação ao sol e às nuvens em tempo real.

O novo Maps ainda está sendo liberado gradativamente em forma beta, mas é bem interessante e trás grandes refinamentos à ferramenta. Caso você também tenha interesse em testar o novo Maps, você pode solicitar o acesso neste link.

Com amor, GKPB. <3

Publicado por

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira, 26. Publicitário, fundador do @gPublicitario, ♓, amante de arte, música e tecnologia. Snap: ferreiramaath

Comentários