E antes que a semana acabasse, o pessoal do Santander decidiu colocar no ar seu novo logo e sua nova identidade visual. A novidade foi apresentada hoje pela presidenta mundial do Santander, Ana Botín, em uma reunião com acionistas em Madri.

Novo logo Santander

A nova marca deixa de lado as serifas e o corpo no estilo times, para assumir uma tipografia mais estilizada e jovem. Além disso, a utilização principal deverá ser a positiva, ou seja, fonte vermelha em fundo branco. Não será mais utilizada a caixa vermelha de apoio, com a marca em negativo.

Novo logo Santander.

Eu não sei exatamente qual família é, imagino que o pessoal do Santander tenha feito sua própria fonte, mas de cara ela já me lembrou bastante a Yanone Kaffeesatz e a Ubuntu, queridinhas de vários designers, mas com algumas características bem peculiares. A ideia é de que a nova tipografia se adapte melhor ao mundo moderno dos apps, redes sociais, sites e caixas eletrônicos.

Leia também:  Esse tweet vai juntar Pokémon e Santander como você nunca viu
Antes e depois novo logo Santander

Já a forma que abusa de gestalt para representar uma chama também recebeu alterações, ainda que mais sutis. Os traços ficaram um pouco mais retilíneos, além de as chamas entrarem mais dentro da forma oval que serve de apoio à figura. O resultado é um símbolo um pouco mais unificado.

Antes e depois símbolo “chama” do Santander.A única coisa que não apresentou mudanças foi a escolha do vermelho como cor principal da nova marca, embora a paleta não seja mais a mesma [como bem notou nosso leitor Kaue Macedo]. Antes, o Santander utilizava uma versão mais viva do vermelho, a Pantone 032. A marca atual aposta numa versão um pouco mais escura, a Pantone 485.

Comparação do antes e depois das cores utilizadas pelo banco Santander.

A nova marca é assinada pela Interbrand, consultora internacional líder em desenho de marcas, e foi produzida a partir de uma análise profunda de opiniões de funcionários e clientes em todos os países do Grupo. A conclusão deste processo de escuta foi que a marca teria de manter seu legado e essência, mas precisava se modernizar. O banco aposta, portanto, “em uma evolução, não em uma revolução”, de forma que a nova imagem ofereça “uma melhor versão de nós mesmos”.

Leia também:  Looney Tunes no Bob’s, Ovo de Páscoa PlayStation e Novo Logo Santander | GKPB Em Vídeo #169

A presidenta global do Banco Santander, Ana Botín, reforça: “A marca Santander é uma das grandes fortalezas do nosso Banco, reconhecida internacionalmente pela confiança e credibilidade que transmite. Temos que mudar e inovar. A marca deve evoluir para acompanhar nossa transformação, torná-la mais visível e transmitir melhor nossa cultura”. E complementa: “Pela primeira vez na história do Grupo, unificaremos nossa marca em todos os mercados. Esta nova marca conecta melhor com as novas gerações, é mais moderna, e melhora em 20% a visibilidade em formato digital”.

E aí, o que você achou da nova identidade do banco Santander? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

Leia também:  Hamburgueria do Harry Potter, Pizza Burger errado e novo logo Band | GKPB Em Vídeo #186

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.