Sim, essa é só uma parte da nossa comemoração de 5 anos. Dessa vez não venho com um post para contar os bastidores do blog, mas sim para comunicá-los que temos uma nova marca e um novo layout. Tá tudo com cheirinho de novo.

O Geek Publicitário deixa de lado a tipografia em caixa alta e os diversos acessórios de sua forma para adotar uma marca mais sóbria, chapada, em preto e branco. Esse é o novo logo do Geek Publicitário e senta aí que vamos conversar um pouquinho sobre ele porque eu sei que vocês gostam mesmo é de saber como foi o processo criativo.

Um novo logo para um novo momento

O Geek Publicitário nasceu atrelado à forma do copo de café e ele foi evoluindo com o tempo. O primeiro era todo no estilo 8-bit, depois foi ganhando traços mais retos, depois curvas e neste ano a única coisa que eu conseguia pensar era que ele estava completamente ultrapassado. E embora o copo fosse sofrendo alterações ao longo do tempo, a tipografia era a mesma desde sua criação. Era preciso uma mudança radical para trazer de volta a empolgação que a marca dava há algum tempo atrás.

Com isso em mente eu fui atrás de um amigo de infância que tem feito um trabalho sensacional na área de design e principalmente de construção de marca, o Enrico Gastaldelli. Nós conversamos um pouco e eu expliquei para ele alguns dos conceitos que queria para a nova marca, como o fato de ela obrigatoriamente ser em caixa baixa e a necessidade de traços mais modernos.

O meu zelo com o copo era tão grande que pedi ao Gastaldelli focar apenas na tipografia. Não tinha segurança de deixar o copo nas mãos de outra pessoa que não fosse eu mesmo, afinal em boraeu não soubesse exatamente o que eu queria que ele virasse, eu sabia com muita certeza o que eu não queria que ele se tornasse.

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Com isso em vista, eu e o Gastaldelli começamos a quebrar a cabeça de forma separadas. Até que ele me apresentou a primeira versão da tipografia. Era apenas as 4 letras “gkpb”. E eu pensei: é isso.

Primeira versão da nova tipografia do Geek Publicitário

Com a tipografia encaminhada eu ainda estava patinando com a forma. A tipografia não era normal, ela falava por si só. Tinha personalidade. Quase me fez até deixar o copo pra lá. Tinha conversado bastante com outro grande amigo, o Pedro Renan, do Quarto Criativo, a respeito do tal copo há meses. Ele chegou a fazer alguns esboços, que na hora eu achei bem distante do que eu queria, mas que depois ficaram ecoando na minha cabeça e acabaram bastante responsáveis pelo que a marca virou.

Esboços feitos pelo grande amigo Pedro Renan, do Quarto Criativo.

O momento em que tudo começou a se direcionar para algo mais concreto foi quando eu parei para observar os problemas que eu tinha que resolver. A marca em cores não tinha muitos problemas a serem resolvidos, além de cores que já não me agradavam mais e talvez algumas curvas que poderiam ser removidas. Mas só isso não ia criar uma grande marca nova que dialogasse com o trabalho que o Gastaldelli estava fazendo.

A questão é que eu tinha uma versão em cor única que nunca me agradou. E eu sempre tive a sensação de que ela precisava ser totalmente refeita. A marca tinha linhas muito finas que delimitavam as formas. Isso sempre foi problema para versões reduzidas do logo. Pensando nisso, veio a ideia de inverter. Ao invés de fazer a marca em positivo, eu iria criar uma área negativa com uma forma em linhas de mesma espessura. O resultado foi mais ou menos assim:

Pronto. Eu havia conseguido chegar em uma síntese do que eu precisava. Era isso. Na hora peguei a forma colorida e apliquei o que acabara de fazer. O resultado me deixou incomodado. O marrom do protetor do copo de café era antiquado. Dava um ar que eu não queria à marca. No entanto, eu cheguei a tentar diversas outras cores e nada funcionou. Afinal, um copo de café é reconhecido por suas cores. Não tinha como mudar.

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Depois de alguns dias pensando, a ideia foi simplesmente abandonar a versão colorida. Eu não precisava mais dela. E, sim, foi bem difícil no começo. Eu coloquei a nova marca como papel de parede do meu computador para olhar para ela todos os dias e ver se ela continuaria me agradando. O resultado é que cada dia que passava eu queria mais e mais mostrar a novidade para todos. E o resultado foi esse:

novo-logo-geek-publicitario

Veja o antes e depois:

logo-geekpublicitario-antes-depois

A Versão GKPB:

logo-gkpb-antes-e-depois

O novo layout

Com um novo logo incrível em mãos era impossível fazer a comemoração de 5 anos com o mesmo layout que estava sendo usado há cerca de 4 anos. Era preciso algo novo, algo grande, que refletisse a grandiosidade da marca que havíamos conseguido construir e, porque não dizer, a grandiosidade do projeto que tem sido a razão de praticamente todas as escolhas da minha vida nos últimos 5 anos.

Quando eu criei o Geek Publicitário lá atrás a ideia de me manter fiel à estrutura de blog tinha uma razão de ser. Eu produzia pouco conteúdo e queria que o público entrasse na home do blog e soubesse exatamente o que era novo e o que era velho ali. Era quase que um aviso: “Olha, tem alguém preocupado com esse lugar aqui, viu. Volta amanhã!”.

Este é o primeiro layout do Geek Publicitário ainda em 2013.

E esse formato realmente funcionou. Mas agora ele também demonstrava um certo amadorismo, que não era nosso. Meu tempo limitado para mexer no código e as mudanças de necessidades nestes últimos quatro anos acabaram transformando ele numa espécie de Frankenstein. Eu gostava que ele era simples, mas era simples até demais.

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Layout que ficou de 2014 a 2018

Com isso em mente, fui atrás de referências de sites que eu gostava, que eu achava que tinham uma proposta semelhante à minha e acabei chegando neste layout que vocês estão vendo. Nossa maior mudança foi na home page. Agora temos mais cara de gente grande.

Já são mais de 3 mil publicações e todos os dias chegam algumas novas. Temos muita coisa boa para mostrar. Umas mais interessantes, outras menos; mas temos conteúdo demais. E nossa home page vem para mostrar isso. Alguns segundos rolando ela e você tem um pouco da dimensão da mistura e da grande quantidade de conteúdo que o Geek Publicitário posta todos os dias. Ela é o melhor cartão de visitas que já tivemos.

Logo feito, layout aplicado, entramos ainda em outra neura: que cores usar? Chamei o querido Gastaldelli até o meu escritório aqui em casa para discutirmos juntos e chegamos à conclusão de que a marca tinha que ser neutra. Porque ela fala de muitos assuntos. Assim sendo, definiríamos cores para cada uma das categorias. Porém, a identidade do Geek Publicitário em si seria em preto e branco. Simples assim.

Sim, você provavelmente verá outras aplicações da marca em cores principalmente em nossas redes sociais; mas ela em sua versão pura é simples, como preto no branco.

Este é o novo Geek Publicitário. Essa é nossa nova marca. Eles são só uma representação gráfica de todo o esforço que temos feito para transformar esse lugarzinho maluco num dos principais veículos de mídia e comunicação do país. Com a mesma essência: muita opinião e sem preocupação de fazer média.

Sejam muito bem-vindos ao novo Geek Publicitário!
Entre, tire os sapatos e sinta-se à vontade. Com amor, Matheus. <3

Com amor, GKPB <3

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