O Itaú acaba de comunicar a sua mais nova criação. Ela não se trata de nenhum serviço financeiro; eu estou falando é da Fonte Itaú. A nova tipografia criada pelo banco para utilização em todas as suas comunicações daqui em diante.

Os bancos passam por um processo de transformação e digitalização. Há cerca de dois meses, o Santander chegou a anunciar seu novo logo, que também leva em consideração a aplicação nos mais diversos dispositivos móveis. O Itaú não mexeu no seu icônico logo; porém a nova fonte deve dar uma sacudida e modernizada em todo o restante da identidade visual. Veja:

Nova Fonte Itaú

No total são duas versões, que devem dar conta de todas as aplicações necessárias à marca. A Display, que apresenta 6 pesos diferentes e deve ser mais utilizada para materiais impressos e apresentações; e a Text, que traz 4 pesos diferentes e um maior espaçamento entre os caracteres, o que faz dela uma fonte mais útil nos ambientes digitais.

Leia também:  Hamburgueria do Harry Potter, Pizza Burger errado e novo logo Band | GKPB Em Vídeo #186

A tipografia tem como inspiração inicial a fonte Myriad. Porém de acordo com a instituição, ela é 43% mais leve. Esta leveza tem algumas razões: além de proporcionar um melhor visual, elas deverão representar uma economia que o Itaú definiu como “na casa dos milhões”.

A nova fonte começou a ser utilizada no ano passado em alguns testes internos, e agora dão as caras para o público final. Ao todo foram mais de 154 arquivos de fonte criados e mais de 1.200 testes com clientes. Os testes envolveram análise quantitativa, associação implícita e semiótica para testar a legibilidade da fonte, entre outros atributos.

A criação da Fonte Itaú levou 10 meses e foi feita em uma parceria entre o time de Design do Itaú e a Dalton Maag.

Leia também:  Omelete completa 18 anos com novo logo e novo layout

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.