Nesta noite de quarta-feira (20) a Globo começou a acionar o Twitter para que imagens referentes a sua programação fossem retiradas da rede social alegando direitos autorais e de imagem. Embora hajam boatos de que outras emissoras estão fazendo o mesmo, a Record aproveitou a oportunidade para divulgar em seu Twitter que permite completamente os prints de sua programação.

Muitos perfis foram pegos de surpresa recebendo notificações por email e até mesmo suspensão de suas contas, o que acabou por gerar revolta e contas como “Reality Social” (conta que publica imagens, vídeos e gifs da programação, com em torno de 140 mil seguidores) foram suspensas. A própria Reality se pronunciou a respeito através de uma conta secundária, confira:

E se não ficou claro no primeiro tweet sobre o que a Record estava falando, em cerca de uma hora depois ela voltou a se pronunciar de forma mais direta aproveitando para divulgar o retorno da nova temporada do Reality Show “A Fazenda”.

Particularmente me deixa triste ver uma emissora tomar essas medidas em plena era digital partindo do princípio que a maioria das contas não recebem nenhum lucro através do compartilhamento de memes ou screenshots da programação. Partilho da mesma opinião do estudante de jornalismo Rodrigo Konther, que publicou em seu twitter uma nota de repúdio sensata sobre o caso.

O SBT aproveitou para não ficar para trás e entrou na jogada anunciando em seu Twitter que fazer meme com eles também está liberadíssimo.

Até o momento a Globo não se pronunciou a respeito, esperamos que ela volte atrás com essa decisão porque não me parece ser uma decisão com muito sentido a menos que a mesma estivesse atrás de buzz, e não acredito que a emissora precise disso.

Leia também:  Twitter divulga 20 marcas mais mencionadas durante as oitavas de final da Copa do Mundo

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.