No último domingo o público que assistia o Domingão do Faustão foi surpreendido com uma nova tecnologia de imagem, que gerou comentários acalorados nas redes sociais. No início ninguém sabia muito bem do que se tratava, mas pouco antes do fim da atração, o próprio Fausto Silva revelou o segredo: a atração passou a utilizar câmeras de cinema após uma parceria entre a TV Globo e a Sony.

Imagem: Reprodução – TV Globo.

De acordo com o Faustão foi necessário muito treinamento dos profissionais para que pudessem realizar o trabalho com as novas câmeras em uma transmissão ao vivo. O apresentador reforçou, ainda, que é a primeira vez que câmeras como estas são utilizadas em transmissões ao vivo.

Leia também:  Sony apresenta seus lançamentos para o ano de 2018

Câmeras de cinema e maior qualidade de imagem ao vivo no Faustão

A diferença na qualidade da transmissão é absurda e aparentemente o público também sentiu a diferença. Faustão chegou a dizer que o CAT (Central de Atendimento ao Telespectador) da emissora recebeu diversas solicitações a respeito da nova imagem. Nas redes algumas pessoas relataram que chegaram a ter enjoos e até dores de cabeça.

Imagem: Reprodução – TV Globo.

Cauã Reymond, também presente no programa, chegou a comentar que o equipamento era o mesmo utilizado nas gravações de avenida Brasil. De acordo com informações levantadas pelo Geek Publicitário, a câmera custa cerca de $ 35 mil dólares (em torno de 140 mil reais em conversão direta) no site da Sony nos EUA.

Leia também:  Sony divulga trailer oficial para Spider-Man: Into the Spider-Verse

O Geek Publicitário entrou em contato com a Sony, que não deu muitos detalhes sobre a parceria. “A Sony sempre foi parceira em proporcionar a mais alta tecnologia com os principais clientes que estão querendo inovar buscando os melhores produtos”, disse Luis Fabichak, Gerente de Marketing e Vendas do seguimento Profissional.

O equipamento é capaz de gravar em até 240 quadros por segundo, porém a TV Globo aparentemente utilizou apenas 10% desta capacidade durante a captura de sua transmissão. Com apenas 24FPS ficou bem estranho assistir ao programa. Os movimentos ficaram sensivelmente mais travados que antes. O que é curioso visto que, mesmo em transmissões a 24FPS não é tão nítida esta sensação. Algo me diz que durante o processo de edição e envio da imagem ao FPS deve ter sofrido uma redução ainda maior.

Leia também:  Venom tem novo pôster divulgado pela Sony

Apesar disso, a qualidade e a sensibilidade da profundidade de campo proporcionada pelo equipamento é nítida. Inclusive para quem não costuma se importar muito com isso, como bem indicou o CAT da TV Globo.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.