More

    Para você:

    Início Inovação Google aponta holofotes para pequenas empresas e passa a vender domínios

    Google aponta holofotes para pequenas empresas e passa a vender domínios

    O Google anunciou esta semana que está entrando no negócio de venda de domínios para a internet. Com o Google Domains a empresa de Mountain View quer oferecer mais uma opção aos usuários que querem seu lugar ao sol no mundo da internet.

    Pode parecer um pouco estranho e aleatório o Google entrar num mercado tão competitivo e ao mesmo tempo tão antigo. Mas o Google Domains é apenas parte de uma estratégia muito importante para a empresa: focar em pequenas empresas. Isso porque o Google foi a campo e detectou que cerca de 55% das pequenas empresas não têm um site.

    Google Meu Negócio

    - Continua depois do anúncio -

    Google-para-empresas

    Tudo começou quando a área que conhecíamos por “Google Places para empresas” virou “Google Meu Negócio” unindo o melhor dos pontos de interesse do Google Maps às possibilidades do Google Plus. Com isso, a intenção da empresa é disponibilizar ferramentas mais profissionais, numa plataforma em que as pequenas empresas já estão mais habituadas: a rede social.

    Pode não parecer, mas para pequenos comerciantes, um site é algo extremamente complicado e por esse motivo eles preferem, muitas vezes, divulgar seu negócio no Facebook e em lugares mais simples de se mexer.

    Mas o problema é que quando falamos de redes sociais estamos falando de meios informais, que muitas vezes não têm as informações e o profissionalismo que um cliente em potencial precisa. Ou seja: o Google acredita que todas as pequenas empresas precisam de um site.

    Vamos com calma…

    O Google Domains é extremamente direcionado para o público que está dando seus primeiros passos na internet. A empresa quer sentir o mercado e sabe que suas necessidades são específicas. Por isso limitou o acesso à ferramenta para pessoas com um código de convite por um motivo óbvio: não querem uma pancada de nerds revirando seu sistema e registrando milhares de domínios. Querem algo intuitivo e amigável para quem lida com um pouco mais de receio quando o assunto é qualquer coisa relacionada a internet.

    Invitation Code Google Domains

    Mas os planos não param por aí. Em um anúncio oficial a empresa divulgou que está firmando parcerias com grandes plataformas de construção de sites que têm o mesmo público-alvo como o Shopify, o Squarespace, o Weebly e o famigerado Wix; que embora tenham conseguido montar um negócio em cima do público, ainda patinam quando o assunto é domínio personalizado.

    Resumo

    Quando uma empresa como o Google resolve olhar para um mercado não há dúvidas de que grandes ideias estão por vir e novas portas podem se abrir. Infelizmente estamos falando em um projeto que está dando o pontapé inicial com o foco em empresas americanas, o que significa que para chegar às terras e páginas tupiniquins deve ainda levar um pouco mais de tempo. Mas com a capacidade empreendedora do Brasil eu não tenho dúvidas de que o projeto tem grandes chances de sucesso por aqui.

    Obrigado Flávio Sena pela sugestão de pauta.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,590FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,300SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter