O Geek Publicitário faz questão de dar destaque a acontecimentos que promover a diversidade e a inclusão na publicidade, um ambiente que sempre foi bastante preconceituoso. Mas infelizmente às vezes é necessário retratar alguns absurdos que acontecem, como foi o caso que aconteceu com José Boralli, diretor do núcleo de negócios da Africa.

Assim que foi possível ver que o nordeste foi a única região do Brasil onde Bolsonaro não foi campeão nas urnas, Boralli realizou declarações sobre os nordestinos consideradas preconceituosas. Em seu perfil no Instagram, José Boralli postou o seguinte:

“Nordeste vota em peso no PT. Depois vem pro Sul e Sudeste procurar emprego! 😒🤔👌”

Imediatamente alguns publicitários e colegas de agência começaram a compartilhar a publicação inconformados com o que haviam lido, afinal, Nizan Guanaes e Guga Calente, fundadores da Africa são baianos. Pouco tempo depois, Boralli chegou a apagar a publicação e postar logo em seguida se desculpando pelo ocorrido.

Leia também:  Harry Potter na Chilli Beans, Publicitário Preconceituoso e Natura Aquarela | GKPB Em Vídeo #198

“Fiz um post no calor do momento, nesse dia difícil, e peço sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Não reflete minha opinião, de formal (sic) alguma. Eu errei. Respeito a todos, independente de qualquer fato ou opinião política. A quem eu, por um post infeliz, tenha incomodado. Peço desculpas. Em especial aos nordestinos, tantos que eu inclusive trabalho, minha eterna admiração e respeito.”, diz a publicação.

A Africa se posicionou sobre o episódio. Em comunicado enviado à imprensa, a companhia reforçou que é prova viva da força do convívio de pessoas de diferentes origens. Veja:

“Ontem o Brasil dormiu dividido.
Comentários preconceituosos e próximos da irracionalidade reinaram nas redes sociais.
Sem fazer juízo de valor, precisamos, acima de qualquer partido ou corrente, respeitar as pessoas.
A eleição passa, o país anda, as nossas atitudes ficam.
No meio desse turbilhão, um funcionário da Africa postou um comentário infeliz e preconceituoso.
O sucesso da Africa é a prova viva da força do convívio de pessoas de diferentes origens e backgrounds.
Nascemos da diversidade.
Acreditamos nela e a defendemos, acima de tudo.
Não respeita-la seria arranhar nossa biografia e nossos RGs, na maioria nordestinos.
O comentário desse funcionário não coincide com nossa crença, não está à altura da nossa história.
Por isso, a Africa condena e afirma que tomará as medidas cabíveis em relação a esse caso que, em hipótese alguma, representa a nossa opinião e fere o nosso Código de Conduta”.

Leia também:  Harry Potter na Chilli Beans, Publicitário Preconceituoso e Natura Aquarela | GKPB Em Vídeo #198

De acordo com o Meio & Mensagem, José Boralli já passou pela JWT, Almap/BBDO, DM9DDB, Momentum, B/Ferraz e We.

O Geek Publicitário entrou em contato com a assessoria de comunicação da Africa e a companhia informou que Nizan Guanaes não irá se pronunciar sobre o acontecido. O que é uma pena.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.

Conheça nosso canal no Youtube:

Matheus Ferreira, 27. Publicitário e fundador do Geek Publicitário. Falo sobre Publicidade, TV, Design e Tecnologia.