Não pelo conteúdo, mas pelo número de denúncias, as páginas que prestavam apoio ao candidato a presidência Jair Bolsonaro foram excluídas do Facebook. De acordo com a própria rede social, estas 68 páginas e mais 43 contas foram excluídas da rede social devido a infrações nas políticas de autenticidade e spam ao criar múltiplas e falsas contas com os mesmos nomes.

Em nota de esclarecimento, o Facebook alegou que “autenticidade é algo fundamental para o Facebook, porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam suas identidades reais no mundo online. Por isso, exigimos que as pessoas usem seus nomes reais e também proibimos spam, uma tática geralmente usada por pessoas mal intencionadas para aumentar de maneira artificial a distribuição de conteúdo com o objetivo de conseguir ganhos financeiros”.

Leia também:  Henrique Meirelles aposta em público geek para campanha no Twitter

A exclusão dessas páginas então, tornam as políticas do Facebook cada vez mais moldáveis, pois nunca sabemos quais são os critérios utilizados para que a rede social enfim tome alguma ação. Matérias publicadas pelo jornal Estado de São Paulo mostram que as páginas Pró-Bolsonaro estavam sendo investigadas pois possuíam números de engajamento superiores a celebridades como Neymar, Anitta e Madonna.

Em tempos do aumento da popularidade das Fake News, esse tipo de notícia e acontecimento se torna de uma importância sem tamanho pois demonstra a óbvia criação de perfis fakes para propagação de notícias e apoio a determinado candidato.

De acordo com uma investigação realizada pelo Estado com a ONG norte-americana Avaaz, os perfis e páginas pertenciam à Novo Brasil Empreendimentos Digitais Ltda, empresa que assinava todos os documentos com a sigla RFA. Embora a empresa se declarasse independente, o grupo levava adiante projetos como “Apoio a Jair Bolsonaro” e comemorou vitórias envolvendo o partido PSL.

Leia também:  Marcelo Adnet imita candidatos à presidência em série do jornal O Globo

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.