Felizmente o meio ambiente tem sido tema em diversas pautas diferentes atualmente. Com pesquisas que indicam a clara piora do planeta Terra no futuro com relação a experiência de vida, a Microsoft desenvolveu um programa de Inteligência Artificial que tem como principal objetivo encontrar soluções sustentáveis em quatro áreas para saúde do planeta.

Parece enredo de um novo Avatar, porém os quatro elementos buscados pela AI for Earth são: mudanças climáticas, diminuição da biodiversidade, escassez de água e desempenho agrícola. Até o presente momento a Inteligência Artificial da Microsoft já se mostrou muito eficiente, pois já impulsionou 140 projetos em 45 países, sendo um desses projetos o Conservation Meetrics, que através da IA procura impedir a caça ilegal de elefantes em território africano juntamente com o comércio ilegal do marfim.

Leia também:  Desenhos de crianças autistas viram etiqueta e marcador de páginas na Sui Generis

Um outro projeto interessante do programa é o Farmbeat, que utiliza algoritmos de aprendizado da Microsoft juntamente com sensores e drones de baixo custo para coletar informações sobre fazendas, maximizando a eficiência e o desempenho das terras. Além disso, conta também com o Projeto Premonition, que através da IA, drones e softwares de reconhecimento, visa analisar o sangue de mosquitos para fica à frente das doenças infecciosas.

Sem sombras de dúvida um excelente caso de bom uso das IA, o projeto AI for Earth contou com um orçamento de 2 milhões de dólares para seu início, porém já contou com uma reformulação e a Microsoft anunciou o investimento para 50 milhões de dólares durante os próximos 5 anos. Para conferir mais sobre o projeto AI for Earth, você pode acessar o site da Microsoft (em inglês).

Leia também:  Marketdata reforça importância da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.