Já virou tradição. A cada começo de ano o pessoal do Shutterstock lança um infográfico sensacional com uma série de tendências do Design Gráfico e da Publicidade com base em dados da sua plataforma de banco de imagens. O Relatório Anual de Tendências Criativas apresenta 11 estilos de design que prometem ser as principais influências à produção visual durante o ano que está por vir.

No ano passado nós abordamos o assunto pela primeira vez por aqui e foi um enorme sucesso. Pensando nisso, corremos para liberar em primeira mão para vocês a edição 2019. Confira abaixo cada uma delas:

Tendências Principais

Cultura Zine

A estética crua e caseira recebe uma atualização digital. Com um aumento de 1376% nas buscas por “colagem de arte contemporânea”, a cultura zine está claramente viva na mentalidade descentralizada da era digital por meio das mídias sociais, onde os criadores independentes podem compartilha-la e os grupos de nicho podem descobri-la.

Construídos com base em princípios de colagem e amplamente influenciados pela invenção da fotocopiadora, são recortes de papel, texturas granuladas e com ruídos e camadas de bordas rústicas que definem essa tendência.

Opulência dos anos 80

Os anos 80 estão de volta e prontos para a festa. O termo “estampa de correntes” subiu 731% e as pesquisas por “padrão elegante” aumentaram 1060%. Esqueça o bom gosto, isso é sobre bons momentos. Contraste é a palavra-chave para esta tendência.

Pense em estampas de leopardo (até 167%) e pele de cobra (até 157%), penas de pavão e cintos de corrente de ouro, pelagem macia e texturas de metal duro.

O Futuro do passado

O que é velho torna-se novo outra vez. Com o interesse em termos como “Synthwave” aumentando 717%, “Retrowave” subindo 676% e “Duotone” até 230%, esta tendência é um reducionismo otimista de early-tech – um foco no futuro do passado.

É tudo sobre as aparências e os sons que definiram o futurismo no alvorecer da era digital, como gradientes bicolores em roxo, azul e rosa, gráficos vetoriais básicos e a música de sintetizador.

Tendências em ascensão

Depois do plástico

Conquistando a atenção no mundo inteiro, esta tendência nos lembra da importância das nossas escolhas. As buscas para “Sem plástico” cresceram 729%, enquanto Escova de dente de bambu e cânhamo tiveram crescimento de 656% e 752%, respectivamente.

Kawaii

A cultura fofinha do Japão está prestes a conquistar o grande público. Entre as principais palavras que se destacaram na busca estão “Kawaii”, com 911% de crescimento e “Ilustração Fofinha”, com 182%.

Kalamkari

O estilo indiano de pintura e impressão também foi um dos assuntos que cresceu bastante nos últimos tempos. “Kalamkari” viu suas buscas aumentarem em 160% e “Decoração em cerâmica” subiu 974%.

Romance Rococó

Adote o maximalismo com estampas vintage ousadas, quadros do Velho Mundo e floreios dramáticos. Palavras-chave como “Design vintage romântico” e “Damasco” viram suas buscas crescerem mais de 1.200%.

Prisma

Artes em 3D que esbanjam as cores do arco-íris também têm feito sucesso. As palavras-chave em destaque desta categoria foram “Luzes de boate” (+7.923%) e Geometria multicolorida (+434%).

Hipnótico

Padrões estonteantes e designs atraentes que beiram a ilusões visuais. “Arte poligonal” (+844%), “Caleidoscópio” (+513%) e Hipnótico” (+741%) estão entre as palavras-chave em destaque da categoria.

Futurismo cotidiano

Uma celebração dos avanços tecnológicos que estão redefinindo nossas vidas está presente nas tendências de 2019. “E-sports” cresceu 1.679%, enquanto “Face ID” viu suas buscas crescerem 1.414%. RPA (Robot Proccess Automation) cresceu 923%.

Para ficar de olho: Tipografia tentadora

As famosas letras com cobertura que parecem ter sido criadas a partir de ingredientes culinários apresentaram o maior crescimento de todos os demais itens avaliados aqui: 8.389%.

Tendências Globais

Descubra tendências que mais crescem em 20 países do mundo.

  • Argentina: Estampa de peixe
  • Austrália: Elefantes
  • Brasil: Vintage romântico
  • Canadá: Estampa de sorvete
  • Egito: Pintura em tecidos
  • França: Motociclismo
  • Alemanha: Turismo Internacional
  • Índia: Pavão
  • Itália: Melancia
  • Japão: Super-herói
  • Coreia: Neon retrô
  • Malásia: Magnólia
  • México: Ilustração fragmentada
  • Polônia: Velociraptor
  • Federação Russa: Animal dourado
  • África do Sul: Vórtice preto e branco

A base de clientes globais da Shutterstock, com mais de 1,9 milhão de criativos, inclui designers, diretores de arte, profissionais de marketing e cineastas cujos comportamentos de pesquisa e opções de download ajudam a prever tendências nos setores de publicidade, cinema e mídia.

Os dados reunidos e analisados ​​em imagens, vídeos e músicas incluem bilhões de pesquisas e downloads na coleção de 225 milhões de imagens da Shutterstock, por clientes em todo o mundo.

Os aumentos nas pesquisas durante o ano fornecem insights que não são apenas úteis para outros profissionais de marketing, mas também valiosos para artistas, fotógrafos, videomakers e músicos de todo o mundo, como um guia inspirador para a criação de novos conteúdos para a coleção Shutterstock.

O relatório pode ser acessado em uma versão interativa por meio deste link.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.