É certo que você ouviu as palavras “Fake News” durante o seu ano de 2018 no mínimo umas cinco vezes, foi o tema de muita discussão e com o pensamento nesse tema o site E-farsas (conhecido por esclarecer os boatos da internet) está lançando um concurso para premiar a “melhor” fake news do ano passado.

O concurso recebeu o nome de “The Foolitzer Prizes”, uma referência ao famoso “Pulitzer”, prêmio que homenageia as melhores matérias jornalísticas do mundo.

Quem ficou responsável pela campanha de divulgação foi a Leo Burnett, que preparou uma campanha com dois flights diferentes: o primeiro para a divulgação do prêmio e o segundo para revelar os vencedores. Confira o filme de divulgação:

A campanha veio completamente preparada para expor os responsáveis pelas fake news e, além do site para votação, traz pôsteres, filmes de divulgação e entrega da premiação, como todos os indicados e suas categorias.

Seria muito engraçado ver os criadores sendo premiados e embora essa seja uma cena difícil de se imaginar, Wilson Mateos, VP de criação da Leo Burnett já defendeu seu ponto: “Todos temos a responsabilidade de combater a desinformação, pois todos nós, no papel de interlocutores, devemos ir atrás da procedência do conteúdo que consumimos. É preciso criar uma cultura de questionamento. Criamos um antiprêmio para o antijornalismo. Afinal, o que o criador de fake news menos quer é ser reconhecido por sua mentira”.

A premiação acontece por um juri técnico e você também pode participar da votação através do site The Foolitzer Prizes, onde você pode escolher qual sua fake news favorita desde “Adolescente virgem engravidou ao tomar vacina” à “Marvel plagiou Dragon Ball no pôster do filme Vingadores”.

Assim que os resultados forem divulgados, em fevereiro, os “vencedores” irão receber um troféu físico do The Foolitzer Prizes em formato de moeda (assim como o Pulitzer original) e a medalha trará a inscrição de “Pior Fake News do Ano de 2018” com o logo do E-farsas.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real seguindo nosso perfil no Instagram.