Na última semana de janeiro, os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ foram assinados pela Y&R Brasil. Para prestigiar a assinatura dos 10 compromissos, a agência realizou um evento em sua sede em São Paulo, que também visou celebrar a semana da visibilidade trans.

Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do fórum e David Laloum, presidente da Y&R Brasil

Com profissionais do mercado de comunicação, representantes das áreas de diversidade de grandes anunciantes e colaboradores da agência presentes, o evento contou com uma apresentação do Coral Câmara LGBT do Brasil e exibição do curta-metragem do artista trans Ariel Nobre. Maite Schneider, consultora em diversidade, também esteve presente contando a respeito da plataforma Transempregos, que busca posições no mercado de trabalho para pessoas trans.

Maite Schneider, do Transempregos e Ariel Nobre, cineasta.

Os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ visam orientar as práticas de cada empresa em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex. Sendo assim, David Laloum, presidente da Y&R, assinou ao lado de Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do fórum, os compromissos que tem como propósito influenciar o mercado e a sociedade a respeito dessa temática.

Coral Câmara LGBT do Brasil se apresentou antes da assinatura dos 10 compromissos

David Laloum se diz muito contente com a nova versão da agência, em suas palavras, “Desde o último ano a Young vem se estruturando para trazer a diversidade e representatividade para o nosso negócio. Entendemos que para uma empresa do nosso tempo, isso é mais do que um desejo ou escolha, mas sim uma necessidade. Estamos orgulhosos e felizes de poder dar início a uma série de ações que nosso Coletivo da Diversidade vem construindo, e se conectar com marcas tão emblemáticas que já estão muito avançadas nesse processo de busca por um mercado mais democrático e plural através do Fórum de Empresas e Direitor LGBTI+ é, sem dúvida, um grande passo”.

Já Reinaldo Bulgarelli reforça o quão importante é esse passo e que a Young foi a primeira empresa a assinar em 2019: “A Y&R é a primeira empresa a se tornar signatária em 2019 e reforçando nosso compromisso com a visibilidade trans, celebrado em 29/01. A chegada da Y&R no grupo de signatárias dos 10 Compromissos com os Direitos LGBTI+ está fortalecendo a conversa sobre a importância da reputação das marcas, posturas e práticas que considerem a diversidade em tudo que somos, fazemos e nas relações com todos os públicos”.

Com 65 empresas entre suas signatárias, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ já conta com grandes nomes como Avon, Carrefour, Coca-Cola, IBM, Microsoft, Facebook, Google, Uber e Vivo, que já assinaram a carta de adesão aos 10 compromissos. A Y&R se junta a JWT, MCM Brand Experience e Maquina Cohn&Wolfe no grupo de empresas da área de comunicação que já estão fazendo parte do Fórum.