O CONAR tem uma infinidade de regras em relação ao anúncio de cervejas. Muitas delas são conhecidas como o fato de obrigatoriamente inserir mensagens do tipo “se beber não dirija”, ou então não poder mais utilizar personagens que remetam a algo infantil, como a saudosa tartaruguinha da Brahma.

No entanto, uma das regras do Conselho que pouca gente conhece é a de que pessoas com menos de 25 anos não podem aparecer em comerciais de cerveja:

“Crianças e adolescentes não figurarão, de qualquer forma, em anúncios; qualquer pessoa que neles apareça deverá ser e parecer maior de 25 anos de idade;”, diz o texto do código.

Essa regra é a grande responsável pela maior polêmica envolvendo o product placement de Skol realizado no clipe “Seu Crime”. Todos os registros de idade de Pabllo Vittar dão que ela tem 24 anos, logo, não poderia promover uma marca de cerveja em seu clipe, como fez com a Skol Puro Malte aos 22 segundos do seu clipe.

Leia também:  Skol encara haters com sua versão Puro Malte

Com base nesta regra, o CONAR decidiu abrir uma representação ética contra o merchandising no clipe da artista Pabllo Vittar. De acordo com texto publicado em seu site, o órgão informou que se baseou na informação que consta na Wikipédia para a abertura da representação.

“De acordo com o item 2, letra A do Anexo, qualquer pessoa que apareça em peças publicitárias divulgando cervejas e outras bebidas alcoólicas de baixos teores deve ter e aparentar 25 anos ou mais de idade. A artista tem 24 anos, segundo informação disponível na Wikipédia.”, diz o texto do comunicado.

O Geek Publicitário entrou em contato com a assessoria de imprensa de Skol, que confirmou não ter agido fora das regras do Conselho em nenhum momento.

Leia também:  Coroas de Carnaval BK, #GooseOGato e Uber + Skol | GKPB Em Vídeo #217

A companhia nos enviou a seguinte nota: “Skol esclarece que todos os contratos da marca com artistas e influenciadores para suas ações respeitam as normas para campanhas de publicidade de bebidas alcoolicas do CONAR, incluindo a idade mínima de 25 anos”.

O que a nota de Skol não diz, mas aparentemente deixa bem claro é que Pabllo Vittar não tem 24 anos, e sim 25 (ou mais). O que exatamente aconteceu a gente talvez possa nunca ficar sabendo, mas é fato que se faz necessário uma averiguação do CONAR em relação a isso.

De qualquer forma, a anunciante e sua agência estão sendo comunicadas da abertura da representação e terão prazo para apresentação de defesa. O videoclipe pode continuar sendo exibido até o julgamento da representação.

Leia também:  Skol e Uber se unem para promover consumo responsável no Carnaval

O Geek Publicitário entrou em contato com a assessoria de Pabllo Vittar, porém não tivemos respostas até o momento.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.