Se uma passagem aérea é comprada com dinheiro público, as milhas também são públicas, certo? Então. Deveriam ser, mas de fato diversos políticos brasileiros utilizam as milhas que ganham com passagens compradas com dinheiro público para fins particulares. Pensando nisso, o pessoal do Instituto Reclame Aqui decidiu criar uma campanha pra lá de sensacional para dar um destino adequado a essas milhas.

No filme “Milhas do Povo”, Mauricio Meirelles vai até o congresso para cobrar nossos governantes a respeito das milhas e sugerir a doação para pessoas que realmente precisam de passagens aéreas para resolverem problemas ou realizarem o sonho de suas vidas. O resultado é sensacional. Assista:

Milhas do Povo – Reclame Aqui

Para o diretor de marketing do Instituto Reclame Aqui, Felipe Paniago, o Milhas do Povo é mais uma ação para empoderar o brasileiro. “Em 2018, ano de eleição, lançamos o Detector de Ficha de Político como uma ferramenta de orientação ao eleitor. Agora é a hora da cobrança. Milhas do Povo levanta a discussão sobre o uso consciente do dinheiro público e cobra dos políticos que façam o que é moralmente esperado deles.”

Usando a hashtag #milhasdopovo, a população pode (e deve) pressionar os políticos nas redes sociais. O projeto completo está no site Milhas do Povo, onde qualquer brasileiro pode solicitar milhas para viajar, desde que apresente um motivo relevante.

Os pedidos são avaliados por advogados do Instituto Reclame Aqui e, se aprovados, podem ser abraçados por qualquer político – o Instituto Reclame Aqui compromete-se, inclusive, a divulgar os nomes de todos os congressistas que se engajarem no projeto.

No site, a população pode ainda conhecer os líderes de partido e senadores que mais viajaram no último ano e cobrar deles as milhas.