Foto por: Portal B9.

A Adidas anunciou recentemente que está em um projeto que tem como objetivo usar apenas plásticos reciclados em seus produtos até 2024 e para fazer jus a esse objetivo, a marca acaba de anunciar seu primeiro tênis feito com 100% de materiais recicláveis.

Com o nome de Futurecraft Loop, o tênis foi inteiramente projetado com poliuretano termoplástico (TPU) e já estava sendo trabalhado nos últimos 6 anos. Segundo a Adidas, trazer um modelo de manufatura onde as matérias-primas podem ser reutilizidadas fará com que a marca assuma a responsabilidade por toda a vida de um produto.

Foto por: Portal B9.

Segundo Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, a medida de utilizar o plástico reciclado em seus produtos não é a única ação que a empresa pretende adotar, “O próximo passo é acabar com o conceito de ‘desperdício’ inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes”.

O primeiro tênis feito 100% com materiais recicláveis é um tênis de corrida e a empresa procurou utilizar um processo de fabricação que pudesse montar de forma que o tênis fosse uma peça sólida de plástico sem usar cola, mas que a montagem não atrapalhasse no desempenho do produto. Sendo assim, as diferentes partes do Futurecraft Loop foram fabricadas na China e os tênis montados na Speedfactory, equipe de robôs da Adidas em Atlanta.

Foto por: Portal B9.

O Futurecraft Loop será lançado globalmente para venda apenas em 2021, mas para o pré-lançamento do produto a Adidas irá enviar uma edição limitada de 200 pares para um grupo seleto de corredores, pedindo para que esses atletas deem um feedback à marca.