More

    Para você:

    Início Publicidade O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio...

    O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio para ficar

    Estudo realizado em parceira pela GloboSAT e Consumoteca aponta números de impacto e eficiência dos memes na comunicação.

    Você provavelmente já se deparou com a expressão “Mãe, o forninho caiu!” ou “Taca-lhe pau nesse carrinho!” e talvez saiba pouco sobre o que essas frases representam para a nossa sociedade. Um estudo, realizado pelo GloboSAT e Consumoteca nos traz diversas informações acerca do mundo dos memes e o impacto que possuem na nossa comunicação.

    A pesquisa, realizada pela GloboSAT e Consumoteca traz uma definição para o que é meme e, segundo o #MUSEUdeMEMES: “Meme é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar
    como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas.”

    A internet é tão vasta e possui tanto conteúdo que os memes se tornaram uma maneira de selecionar o conteúdo que é mais relevante dentro de qualquer contexto e dar destaque de uma forma que inúmeras pessoas sejam atingidas por esta adaptação. E o ciclo é infinito, afinal, os memes se ressignificam à medida que se espalham.

    E mais do que divertir os memes possuem uma função essencial na sociedade: muitas mensagens e reflexões trazem à tona temas recorrentes de grande relevância. Há um dado indicando na estudo que, 73% das pessoas já souberam de uma notícia através de um meme.

    Os memes possuem estrutura e conseguem dar suporte à anseios e vontades que se sobrepõem hoje em dia, como a vontade de pertencer, entender e se expressar. E o que as pessoas buscam com isso, respectivamente, é estar em grupo, explicar o mundo e falar pro mundo.

    Os memes na comunicação

    Além de diversos fatos interessantes que o estudo realizado pelas duas marcas traz, também podemos visualizar dados do impacto e eficiência dos memes na comunicação, seja no dia a dia ou em qualquer outra situação.

    Das pessoas que compartilham memes 46% compartilham algum conteúdo que traduzem seus problemas pessoas. Isso, graças à ironia que estes carregam, dando espaço para desabafos, fracassos e angústias da realidade.

    Na nossa sociedade, o meme também é visto como uma ponte de comunicação que possibilita a conversa e a troca de opiniões entre pessoas: 54% das pessoas que participaram do estudo alegam que ele possibilita um diálogo diferente, enquanto 45% o usam para quebrar gelo numa conversa e 43% usam para mandar uma indireta.

    É notório portanto que, se as marcas querem se comunicar, independente do público, devem se atentar que a comunicação, principalmente no Brasil, vem mudando. Não sabemos ao certo como isso irá acontecer mas sabemos quem deve estar por lá: os memes.

    Como base para o estudo foram entrevistadas mil pessoas em todo o Brasil das classes A, B e C, sendo 53% mulheres e 47% homens. Você pode conferir o estudo completo clicando aqui.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,636FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,500SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Não perca nenhuma novidade Deseja receber notificações dos nossos principais posts em seu dispositivo? Não Sim