More

    Para você:

    Início Publicidade Branding Embratur utiliza fonte com direitos autorais em novo logo e promete fazer...

    Embratur utiliza fonte com direitos autorais em novo logo e promete fazer alterações

    O logo desenvolvido pela Embratur sem auxílio de agência volta a causa polêmica, dessa vez por utilizar uma fonte tipográfica sem permissão do autor.

    Recentemente publicamos aqui no Geek Publicitário a respeito da nova identidade visual da Embratur que gerou bastante polêmica na internet e se você achou que já era o bastante, bom, achou errado! Uma fonte com direitos autorais foi utilizada na criação e os responsáveis prometeram alterar o que foi feito.

    O dono dos direitos autorais da fonte utilizada é o designer francês chamado Benoît Sjöholm, que acusou prontamente a Embratur pelo uso de sua fonte tipográfica, que possui o nome de “Fontastique” e está disponível para aquisição apenas para uso de pessoa física, com uso comercial proibido sem autorização do criador. “Estou muito surpreso com essa notícia. Isto é, de fato, uma violação de direitos autorais”, disse Benoît.

    Esse aviso se encontra exatamente desta forma no site Dafont.
    - Continua depois do anúncio -

    Quando perguntada pela equipe do portal G1, a Embratur admitiu ter utilizado essa fonte em questão e afirmou que fará alterações na marca, ainda buscando por uma fonte gratuita em uma medida “econômica”.

    Além disso, a nova marca também chamou atenção do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que inclusive também pediu a retirada da campanha afirmando que não participou do planejamento da campanha, que o “z” em “Brasil” não respeita nossos símbolos e alegando que a nova marca tem “conotação sexual” e “não representa o turismo do Brasil”.

    “O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome ‘us’ e não o ‘it'”, defende a Fornatur.

    Em resposta, a Embratur reforçou que manterá o layout atual no logo, defendendo que o foco do símbolo é a bandeira do Brasil. Sobre as alegações de conotação sexual a Embratur diz que “não há sentido em fazer essa ligação [sexual]” e complementa que “o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’ e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime”.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,590FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,300SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter