Foto: PropMark.

Ultimamente (e infelizmente) tenho me deparado com bastante garrafas de vidro da Heineken descartadas de maneira errônea nas ruas e compreendo que nem sempre a marca têm culpa deste processo, já que é o consumidor o responsável pelo descarte após o consumo. E para incentivar o descarte correto a Heineken está pagando o consumidor que reciclar suas garrafas.

O projeto chega em parceria com o Grupo Pão de Açúcar e Méliuz, onde através de máquinas da 4Glass que trituram garrafas de vidro a marca passa a efetuar a ação em nove supermercados de São Paulo oferecendo recompensa em dinheiro para aqueles que participarem do projeto.

Fazendo parte do “Movimento Mais com Menos”, onde a empresa busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo, a iniciativa está em fase piloto durante os próximos três meses (com término em 13 de dezembro) e se chama “Volte Sempre”.

Foto: PropMark.

A ideia surgiu com a Heineken, o Grupo Pão de Açúcar é responsável por ceder o espaço em seus mercados e a Méliuz é uma startup brasileira de cashback, que devolve R$ 0,10 centavos no aplicativo a cada garrafa reciclável de vidro descartada. O resgate do cashback pode ser feito ao atingir R$ 20 reais no saldo e o cliente pode solicitar o resgate através de conta corrente ou poupança.

Leia também:  Brownie do Luiz ganha loja conceito em São Paulo

Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, explica que o desafio dos resíduos sólidos é antigo e precisa de avanços da sociedade. “Se não envolvermos todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um”.

As máquinas são da Seiva Coleta, uma indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, e são programadas para notificar quando 70% de sua capacidade é ocupado. Motociclistas fazem a retirada e levam o vidro acumulado às cooperativas parceiras (Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare), onde o vidro é cuidado e levado para o processo de reciclagem, sendo vendido para a MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro.

Leia também:  Geek Nation Brasil: parada geek e novo evento em São Paulo
Foto: PropMark.

“Tomamos o cuidado de pensar e toda a cadeia de reciclagem dos materiais que serão coletados por essa iniciativa, selecionando parceiros alinhados à nossa forma de atuar, sempre com paixão e respeito”, afirma Ornella.

É incrível ver como a marca está se preocupando em solucionar esse problema. A iniciativa conta com uma campanha envolvendo 300 bares do bairro Moema, em São Paulo, onde os garçons receberão a instrução de sugerir aos consumidores a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Ainda que os consumidores optem pelas garrafas de vidro padrão, uma máquina itinerante de reciclagem será disponibilizada para os clientes.

Com amor, GKPB <3

Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.