Ontem (21) o Comitê dos Jogos de Paris anunciou o novo logo para a Olimpíada de 2024. A semiótica comeu solta e o novo desenho traz a junção de três símbolos fortes (tanto para a França, quanto para a Olimpíada). Confira:

O logo trouxe a medalha de ouro, a chama olímpica e paraolímpica e a imagem de Marianne, símbolo da Revolução Francesa. Essa é a primeira vez que um mesmo símbolo irá representar os jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

De acordo com o Comitê, a decisão de unir os três elementos no logo surgiu ao pensar na representação de cada símbolo individualmente. A medalha de ouro representa o “imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória”; a chama é representada como forma de manter “as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações”; e o rosto de Marianne foi escolhido para personificar a Revolução Francesa, defendendo o imperativo do progresso, mostrando que o “espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa”, sendo um “rosto que coloca humanidade no coração dos jogos”.

Leia também:  Telecine apresenta novo logo e nova identidade visual

Emmanuel Macron, presidente da França, se pronunciou a respeito do novo logo em seu Twitter:

“Em 2024, ao acolher a chama olímpica em Paris, a França mostrará sua face para todo o mundo. Esse (logo) é o seu rosto, o rosto de mulheres e homens mobilizados, o rosto de atletas dos quatro cantos do mundo que querem se superar, o rosto dos valores olímpicos.”