O CBO é um caso bastante emblemático para o McDonald’s e o universo do Fast-Food como um todo. Ele teve um papel bem importante no McDonald’s, abrindo as portas do fast-food para um cardápio um pouco mais premium e elaborado ainda em 2011.

O sanduíche veio muito antes de alguém sequer cogitar a bem-sucedida linha Signature, que acabou roubando a cena. No entanto, tem uma operação bastante complicada. O bacon precisava ser específico para conseguir fixar da maneira correta sobre o pão. O queijo e o frango eram feitos especialmente para ele.

Se as vendas já eram baixas antes, com a chegada das novidades Signature, o CBO foi ficando de lado nos planos do McDonald’s e também na escolha do consumidor. Até deixar o cardápio, em 2017, em uma tentativa de substituição pelo nada popular ClubHouse Chicken como informamos aqui no Geek Publicitário com exclusividade. Ainda assim o sanduíche possuía um público bem fiel, que curiosamente não necessariamente era comprador do sanduíche, mas tinha uma memória afetiva pelo que ele representou no cardápio.

Leia também:  McDonald's prorroga CBO para novembro e dá mais detalhes sobre a volta do sanduíche

A volta do CBO

Com o tempo essas pessoas foram se agrupando ao ponto de, hoje, existir uma página com forte engajamento chamada “Nunca mais vou sorrir novamente enquanto o CBO não voltar” e, pasmem, 48.5 mil seguidores. No ano passado, em meio a uma enorme turbulência dentro do seu departamento de Marketing, a rede decidiu acenar para este grupo como uma espécie de teste do seu poder de engajamento (algo que o Burger King já demonstrou saber fazer muito bem).

Até que em 19 de outubro de 2018, a rede anunciou que traria então o sanduíche de volta em um evento promovido por outra página, chamada Memes Lúdicos, que reuniu mais de 57 mil amantes do CBO chamado Manifestação pela volta do CBO.

Leia também:  McDonald's terá trailer para alugar na Av. Paulista através do Airbnb

Bastou uma imagem para começar uma saga para o público e uma enorme dor de cabeça para o McDonald’s, que ficou 2019 todo sendo obrigado a ver marcações de “Nunca mais vou sorrir novamente enquanto o CBO não voltar” em todo post publicado nas redes sociais. Em setembro, quando o Geek Publicitário adiantou a primeira data pretendida pela rede para trazer o sanduíche de volta foi um estouro. Nem nós mesmos estávamos esperando tanta repercussão.

Agora o sanduíche está de volta em cerca de 340 restaurantes selecionados e por tempo limitado e não deve permanecer fixo no cardápio. Pelo menos não parece ser algo que esteja nos planos da rede. Mas ninguém imaginava que o hype do CBO iria tão longe. Resta agora aguardar os próximos capítulos.

Leia também:  A volta do CBO, Skol Beats 150 BPM e Sorvetes Tang - GKPB Em Vídeo #249