Foto: Portal B9.

Sem sombras de dúvidas as empresas estão loucas pela possibilidade de poder controlar memes com suas próprias mãos e, dessa vez, é o Facebook quem toma a iniciativa nessa tentativa, lançando um app para criação de memes no Canadá.

O aplicativo se chama Whale e foi lançado sem nenhum alarde no Canadá e, por enquanto, só se encontra disponível na Apple Store de lá. Sua funcionalidade é simples: você pode editar fotos que estejam na biblioteca do seu smartphone e depois publicar em plataformas sociais como Instagram e Messenger.

Esse é um produto desenvolvido pela nova equipe de experimentação de novos produtos do Facebook (NPE), que surgiu no início deste ano, para não utilizar o nome do Facebook em todos os projetos.

Particularmente acredito que seja um tiro no escuro, pois a graça do meme é justamente a maneira como ele cresce: do nada. Certamente existem engajadores naturais que propulsionam determinados memes mas, na melhor das possibilidades, acredito que Whale será apenas mais um app de montagens.

O Whale chega para se unir a uma longa lista de aplicativos experimentais que foram lançados ou comprados pelo Facebook nos últimos tempos, incluindo Moments, Notify, Lifestage, Poke, Slingshot, Tbh, Moves e Hello.