Na semana passada nós falamos aqui que o Cinemark lançou seus novos combos inspirados em Star Wars. E ao invés de chamar a atenção pela criatividade dos combos, o que realmente atraiu os olhares do público foi o preço do combo R2-D2, que custa inacreditáveis R$ 471 por um simples híbrido de balde com copo de pipoca em plástico.

Como o preço é absolutamente maior que a grande maioria dos combos, o Procon notificou o Cinemark e pediu explicações do preço do produto com base no Código de Defesa do Consumidor, que veda práticas abusivas como elevar o preço de produtos sem justa causa. Em comunicado o Procon disse que recebeu relatos de consumidores questionando a promoção.

Leia também:  Garrafas de 'Star Wars' da Coca-Cola são banidas de voos comerciais dos EUA

O Cinemark respondeu ao Exame que o item foi importado de forma exclusiva como uma réplica com “alto padrão de acabamento”. Ainda de acordo com a nota 2 mil unidades foram importadas e estão sendo comercializadas com numeração e termo de autenticidade. Veja a íntegra da resposta do Cinemark.

“Os combos regulares para “Star Wars” são o combo Jedi e o combo Império, que têm estrutura e preços alinhados com as demais promoções realizadas pela Cinemark ao longo do ano. Para marcar a estreia de um filme especial, que encerra uma das maiores sagas da história do cinema, a Cinemark trouxe também, pela primeira vez ao país, um item exclusivo. Trata-se de uma réplica do personagem R2D2, com alto padrão de acabamento, 2 mil unidades numeradas e acompanhadas de termo de autenticidade, com importação exclusiva realizada pela empresa. Não se trata de um combo regular, mas sim de um produto único, para fãs da franquia e colecionadores. É uma peça com custo alto de fabricação, importação e frete, o que implica em um valor mais elevado para o cliente final.

Leia também:  Levi's lança coleção inspirada em Star Wars

A resposta não surpreende, mas também não assusta ninguém. Como falamos aqui no Geek Publicitário na época do lançamento, um combo idêntico está sendo vendido pela rede Event Cinemas na Austrália por 75 dólares australianos. Com a cotação nas alturas que temos nos dias atuais, fica fácil entender como o Cinemark chegou nesse preço. A dúvida é: será que realmente é o momento de trazer algo do tipo para o Brasil?

O combo foi até motivo de piada do principal concorrente do Cinemark quando o assunto é combos de pipoca. Em seu perfil no Instagram a rede Cinépolis publicou uma imagem em que brincava com o valor do produto: “Quando o combo está metade do meu salário”, afirmou a rede que tem um posicionamento ainda mais premium que a concorrente.