No decorrer deste ano muitas marcas conheceram o poder e a influência que o Twitter tem na vida dos consumidores. Foram muitas campanhas acontecendo na plataforma e as melhores foram listadas e divulgadas nesta terça-feira (10).

“Em 2019, o Twitter anunciou o seu novo posicionamento global de marketing B2B, #ComecePelasPessoas, concebido com base nos diferenciais de sua audiência, que é mais receptiva e influente. O exemplos que destacamos neste levantamento são de marcas que entenderam muito bem este conceito, colocando as pessoas, suas emoções e as conversas que acontecem na plataforma como ponto central de suas campanhas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora do Twitter Next Brasil

A plataforma analisou campanhas em 11 categorias que consideram autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de video, geração de expectativa e conteúdo exclusivo para o Twitter. Uma marca que soube aproveitar bem de cada categoria foi escolhida e os nomes são: Natura (@naturabroficial), Skol (@Skol), Renault (@RenaultBrasil), Google (@googlebrasil), Turma da Mônica (@TurmadaMonica), Apple (@Apple), Brahma (@BrahmaCerveja), Descomplica (@descomplica), McDonald’s (@McDonalds_BR)Globoplay(@globoplay) e Netflix (@NetflixBrasil)

Confira agora as marcas juntamente com as categorias em que foram escolhidas:

Na categoria Lançamento com propósito, a vencedora foi a Natura com a campanha “Nat Natura”. Na campanha em questão, a marca tinha o desafio de rejuvenescer junto ao seu público e se conectar com consumidores mais jovens, a Natura escolheu o Twitter como principal plataforma para construir esse relacionamento.

Foi criada a persona “Nat Natura”, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma maneira mais humanizada de se comunicar. Nat é jovem, negra e tem toda sua personalidade voltada para conversas que giram em torno de ativismo social, ambiental e cultural. Essa foi uma excelente maneira que a marca encontrou para transmitir os valores da marca para seus consumidores.

Na categoria Conexão cultural, quem ficou com o pódio foi a Skol, com uma campanha onde a marca definiu sua persona como o “funcionário coringa”, aquele que frequenta o happy hour e está sempre brincando com alguns dos principais assuntos do dia.

Essa campanha fez com que a marca se conectasse de maneira significativa à cultura e às conversas das pessoas. A Skol contou com apoio das agências GUT e Draftline para apresentar consistência de personalidade e criatividade em conteúdo e posicionamento de produtos de maneira orgânica e natural em vários momentos ao longo do ano.

Em primeiro lugar na categoria Teaser de pré-lançamento ficou a Renault, com a campanha #KwidOutsider, que deixou geral maluco até mesmo aqui no Geek Publicitário ao ressurgir com um ícone da infância dos anos 80 e 90: “A Caverna do Dragão”.

A marca gerou uma enorme expectativa no público para o lançamento do novo modelo do SUV, afinal, neste filme os personagens do desenho conseguiram, finalmente, escapar daquele mundo alternativo graças à agilidade e robustez do Kwid.

A Renault soube aproveitar muito bem o sentimento de nostalgia de seus consumidores, trazendo uma grandiosa produção criativa em live-action. A campanha é assinada pela agência DPZ&T e contou com o Omelete para impulsionar o “hype” em cima de toda história.

A marca que soube utilizar o Twitter com excelência para fazer o Melhor lançamento de produto foi o Google, com a campanha #JogaNoGoogle. Essa ação foi feita para promover a função “placar”, que leva estatísticas e resultados de partidas de futebol para o seu mecanismo de buscas em tempo real.

O Google decidiu conversar com os torcedores pelo Twitter durante os jogos de seus times por meio de celebridades do esporte, que estrelaram peças publicadas por perfis de grandes clubes, e criadores do Twitter, que divulgaram a hashtag #JogaNoGoogle com bom-humor.

A ação aconteceu em parceira com as agências W3Haus, AKQA e Wunderman, combinando criatividade, variedade de conteúdo (com mais de 100 vídeos para dias de jogos) e uma ótima leitura sobre o comportamento dos usuários da plataforma durante eventos ao vivo.

Uma marca que todos já conheciam, mas que chegou ao Twitter recentemente para conquistar o primeiro lugar na categoria Lançamento de marca foi A Turma da Mônica, que chegou na plataforma fazendo muito barulho e chamando a atenção de muita gente.

A Mauricio de Sousa Produções levou a Turma para o Twitter com a missão de se aproximar e interagir com os fãs, foi uma entrada certeira na rede e rapidamente conquistou o coração de todos aqueles que nem sabiam que precisavam da Turma da Mônica no site.

Na categoria Melhores práticas de vídeo a vencedora é a Apple, que conseguiu ser eficiente ao transmitir mensagens respeitando o comportamento de consumo de vídeo em plataformas mobile.

A Apple diversificou o uso de vídeo no Twitter, apostando em diferentes formatos adequados para cada fase de suas campanhas. Foram vídeos curtos, porém assertivos, sempre trazendo a identidade da marca, contando uma história – ainda que sem som – com um conteúdo totalmente voltado a uma plataforma mobile como o Twitter.

Para eleger a marca como a que melhor utilizou a plataforma, o Twitter citou o exemplo da campanha “Complete Os Círculos”, que foi feita para o lançamento do Apple Watch, onde a marca utilizou vídeos de até seis segundos, com muitos elementos visuais, e conseguiu transmitir suas principais mensagens e engajar a audiência sem o áudio. As ações são assinadas pela agência Media Arts Lab.

A segunda marca de cerveja chega nesse post para conquistar a categoria Voz de marca, Brahma alcançou seus consumidores de maneira estratégica e constante, sendo capaz de elevar sua presença em diversas conversas no Twitter com autenticidade e bom-humor.

Neste ano, a Brahma decidiu assumir a personalidade do brasileiro que gosta das duas coisas mais populares no Brasil: futebol e sertanejo. Completamente popular e sempre com muito humor, a marca realizou ações como atender pedido de um torcedor, que solicitou um patrocínio da marca para poder pagar caixas de cerveja aos amigos torcedores de times rivais depois de perder apostas. As ações foram realizadas pelas agências Africa e Draftline.

Além disso, se você é um usuário frequente da rede social, é bem comum se deparar com esses “desenhos de caracteres” que a marca posta e viraliza com bastante frequência.

O ENEM com certeza mexeu com a cabeça de muita gente esse ano e tem uma galera que é sempre bem falada quando o assunto é prova. Com a campanha #RelashowEnem, o Descomplica conquistou o coração do Twitter na categoria Uso de transmissão ao vivo.

A plataforma de educação digital Descomplica transmitiu ao vivo dois programas de 12 horas chamados #RelashowEnem, com o intuito de revisar o conteúdo das matérias esperadas para o exame. Uma programação muito bem elaborada trazia bom-humor, sessões de meditação, ioga, dicas de nutrição e performances divertidas dos professores.

O McDonald’s levou a categoria Melhor uso de criadores com a campanha #FomeDeMc. A ação foi desenvolvida devido ao grande termo popular dessa vontade específica de comer no Mc.

A equipe ArtHouse reuniu um time de criadores de conteúdo para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com #FomeDeMc. Foram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que era essa tal #FomeDeMc. A campanha aconteceu em parceria com a DPZ&T.

Recentemente o Globoplay estreou a série “Eu, a Vó e a Boi” e, justamente com essa série, a plataforma de streaming ganhou destaque na categoria Impacto cultural.

Antes da série chegar na mão de Gloria Perez para ir ao streaming, a história toda era uma sequência de tweets do @EduardoHanzo, que contava uma história do conflito entre sua avó e a vizinha dela, que ganhou o apelido carinhoso de Boi.

A produção foi desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por Miguel Falabella, com Flávio Marinho e Ana Quintana, direção artística de Paulo Silvestrini, direção de Mariana Richard e já se encontra disponível para ser assistida no Globoplay.

A última categoria, mas não menos importante, é a “Engajamento com fãs” e quem ganhou o destaque dessa vez foi a Netflix, com a campanha Stranger Antenna, que conseguiu recompensar consistentemente seus fãs mais dedicados com conteúdo exclusivo para gerar conversas e entusiasmo no Twitter.

A campanha aconteceu em julho deste ano, no pré-lançamento da terceira temporada da série Stranger Things, onde a Netflix lançou o aplicativo “Stranger Antenna”, que simula uma típica TV dos anos 80, época em que a série se passa.

Para que a “televisão” funcionasse, o usuário precisava aproximar uma palha de aço à câmera do celular, como se fosse uma antena. Ao fazer isso, o app mostra um programa apresentado por Carlos Moreno, ex-protagonista dos comerciais da Bombril, com cenas exclusivas da terceira temporada da série.

A ação foi criada pela Netflix com a AKQA e gerou uma grande repercussão no Twitter. Em novembro, a marca também trouxe aos fãs vídeos de erros de gravação, relembrando os melhores momentos da série.

Com amor, GKPB <3

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