Em alta

More

    Para você:

    Início Inovação Smartphones Gradiente entra no STF para brigar pela exclusividade da marca iPhone no...

    Gradiente entra no STF para brigar pela exclusividade da marca iPhone no Brasil

    Briga com a Apple pela marca iPhone que começou em 2013, agora chega ao STF. A IGB Eletrônica, antiga Gradiente, quer a exclusividade do nome. Saiba mais.

    Nessa semana a IGB Eletrônica, atual nome da Gradiente no Brasil retomou uma briga que dura anos no país pela marca iPhone, levando a disputa ao Supremo Tribunal Federal para tentar, enfim, obter a exclusividade pela marca no país.

    Em 2000, enquanto ainda se chamava Gradiente, a empresa realizou o registro da marca “G Gradiente iphone”. O registro, no entanto, só saiu no ano de 2008, quando o iPhone já estava à venda. A Gradiente só chegou a lançar o seu “iphone” em 2012. A companhia alega que não fez o lançamento antes por problemas financeiros. E foi a partir de 2012 que a briga começou a ficar mais acirrada.

    - Continua depois do anúncio -

    Em 2013 a Apple tentou anular o registro da marca e as duas empresas entraram em uma grande disputa judicial, que acabou determinando em 2014 que a marca iPhone não era exclusiva da então Gradiente.

    Quando a Apple lançou o iPhone ninguém imaginava o número de problemas que a empresa poderia enfrentar em outros países por ter um nome tão simples e ao mesmo tempo tão passível de registro por diversas empresas que relacionavam internet a telefone. Nos EUA a companhia teve que fazer um acordo extrajudicial com a Cisco para utilizar o nome iPhone e com a Fujitsu, para utilizar o nome iPad.

    Aqui no Brasil, a Transform Tecnologia de Ponta, dona da marca “I-PAD”, chegou a abrir um processo extrajudicial contra a Apple e todas as redes que estavam comercializando o iPad da Apple na noite de seu lançamento por aqui.

    O problema foi tamanho que, desde o lançamento do seu relógio inteligente, a Apple não utiliza mais a vogal “i” como prefixo dos seus produtos. Mas aparentemente isso não significa que a empresa está livre de problemas judiciais.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    GKPB Em Vídeo

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,217FansLike
    74,531FollowersFollow
    13,900SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Receba nossas melhores notícias diretamente em seu e-mail.

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter