More

    Para você:

    Início Publicidade TV Globo reconhece críticas e faz 'Em Pauta' só com profissionais negros

    Globo reconhece críticas e faz ‘Em Pauta’ só com profissionais negros

    Após programa com 7 comentaristas brancos debatendo racismo estrutural, Globo decide realizar edição do Em Pauta apenas com profissionais negros.

    O racismo estrutural é tão complexo de ser percebido que faz a maior emissora do país não ter sequer um jornalista negro em meio a 7 profissionais do programa “Em Pauta”, que tinha como pauta justamente os protestos contra o racismo estrutural nos EUA. O paradoxo levou a um tuíte feito por Irlan Simões que ganhou proporções gigantescas. “Rapaziada… A pauta é racismo…”.

    A observação viralizou rapidamente e levantou inúmeras discussões e críticas à Globo, por justamente debater o racismo estrutural com uma cena típica do racismo estrutural. A emissora em um momento de autocrítica decidiu então realizar uma edição que deve entrar para a história. O apresentador Marcelo Cosme iniciou a edição de hoje do Globonews Em Pauta explicando o ocorrido e anunciando uma edição totalmente comandada por profissionais negros.

    - Continua depois do anúncio -

    Heraldo Pereira comandou o programa com as convidadas por Maria Júlia Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro. Além disso, Heraldo Pereira deu o tom de como deve ser o futuro do programa. De acordo com ele, Zileide e Flávia vão fazer parte do time de comentaristas do Em Pauta.

    A decisão mostra, além de tudo, uma Globo mais preocupada com a coerência de suas ações. Se num passado haveria grande resistência, principalmente de setores mais conservadores da emissora em algo muitas vezes considerado como “se curvar” à pressão das redes sociais, hoje a resposta é rápida e certeira. Como se espera de uma empresa que se preocupa com seu presente e, principalmente, seu futuro.

    O programa rapidamente tomou conta dos assuntos mais comentados do Twitter, com inúmeros comentários positivos e clima de vitória por parte da comunidade negra, que comemorou a conquista.

    “Que seja um tipo de acontecimento que se torne normal ao ponto da gente não precisar mais ficar comemorando quando acontece. E lembrando, como @flaviaol bem falou ali: negras e negros sabem falar de muita coisa, não apenas de racismo.” analisou Irlan Simões, autor do tuíte que iniciou toda a discussão.

    Em suas redes sociais a emissora reforçou seu compromisso e responsabilidade em respeitar a diversidade dentro de sua programação:

    “‘Rapaziada.. a pauta é racismo!’
    Em contínuo aprendizado e ampliando sempre nossa responsabilidade com o respeito à diversidade, compartilhamos aqui o #EmPauta de hoje e queremos também aumentar nosso diálogo com nossos seguidores e futuros colaboradores negros.
    Por isso, se você faz parte de uma organização, comunidade, coletivo que trabalha inclusão e empregabilidade de pessoas negras, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected]
    Vamos construir e estreitar esses relacionamento! 🖤”

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,590FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,300SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter