More

    Para você:

    Início Ensino As cores preferidas e as menos apreciadas pelas pessoas

    As cores preferidas e as menos apreciadas pelas pessoas

    Você sabia que um estudo revelou que o azul é a cor preferida das pessoas e o Marrom é uma das menos apreciadas? Saiba mais.

    Pode parecer loucura, mas se nossos gostos e valores podem ser moldados pela moda, publicidade e até pela opinião pública, será que isso também pode interferir na nossa percepção do mundo? Acredite ou não, existem cores preferidas por um grupo maior de pessoas do que outras. É o que comprova a escritora e especialista em teoria das cores Eva Heller no livro A Psicologia das Cores, da Editora Gustavo Gili.

    Uma pesquisa realizada na Alemanha entrevistou duas mil pessoas de diversas profissões. Os participantes foram perguntados, entre outras questões, sobre quais as suas cores prediletas e as cores que menos gostavam. Confira abaixo o resultado:

    Cores preferidas: azul

    Loading…
    - Continua depois do anúncio -

    Das pessoas entrevistadas, 45% declarou azul como sua cor preferida. Seguido do verde (15%), vermelho (12%), preto (10%), amarelo (6%), violeta (3%), laranja (3%), branco (2%), rosa (2%), marrom (1%) e ouro (1%).

    Cor preferidaPorcentagem
    Azul45%
    Verde15%
    Vermelho12%
    Preto10%
    Amarelo6%
    Violeta3%
    Laranja3%
    Branco2%
    Rosa2%
    Marrom1%
    Ouro1%

    Aprenda a combinar cores conhecendo mais sobre os recursos do círculo cromático.

    A cor menos apreciada: marrom

    Loading…

    Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público. Seguidas das cores laranja (8%), amarelo (7%), preto (7%), verde (7%), vermelho (4%), ouro (3%), prata (2%), branco (1%), azul (1%).

    Cor menos apreciadaPorcentagem
    Marrom20%
    Rosa17%
    Cinza14%
    Violeta10%
    Laranja8%
    Amarelo7%
    Preto7%
    Verde7%
    Vermelho4%
    Ouro3%
    Prata2%
    Branco1%
    Azul1%

    Além disso ainda foi avaliado os efeitos destas cores e sobre uma cor típica para cada sentimento. Os resultados comprovam que cores e sentimentos não são combinados ao acaso, tampouco são resultados de gosto individual.

    Os efeitos psicológicos causados pelas cores têm como origem as vivências comuns que, desde a infância, foram enraizadas na linguagem e no pensamento pela sociedade. O uso correto delas é uma recomendação para aqueles que desejam criar composições que poupem tempo e esforço.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,573FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,100SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Receba nossas melhores notícias diretamente em seu e-mail.

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter