Confira as ofertas de Black Friday que
separamos para você. Clique aqui.

Confira as ofertas de Black Friday que separamos para você. Clique aqui.

More

    Para você:

    Início Publicidade Redes Sociais Internautas aproveitam brecha em bot da Decolar.com para fazer empresa tuitar palavrões

    Internautas aproveitam brecha em bot da Decolar.com para fazer empresa tuitar palavrões

    Os usuários colocavam palavras e frases grotescas no lugar de seu nome no Twitter e o bot da Decolar.com repetia automaticamente ao ser mencionado.

    A frase “a internet não perdoa” nunca fez tanto sentido nos tempos atuais. Hoje (6), internautas descobriram uma brecha no sistema de respostas automáticas da Decolar.com e aproveitaram para “trollar” a empresa e fazê-la tuitar palavras e frases grotescas. Dessa forma, os perfis trocavam seu nome para frases e palavras com palavrões e o bot, que não possui filtro de palavras, respondia mencionando esses termos.

    Não é segredo para ninguém que muitas empresas utilizam sistemas automatizados, conhecidos como bots, para realizarem respostas automáticas a menções feitas em redes sociais. Porém, nem todos funcionam 100% ou por vezes apresentam alguma falha. Portanto, é comum se deparar com situações como a que a Decolar.com passa agora: diversos tweets se referindo as pessoas com frases ofensivas e palavrões.

    A falha no filtro de palavras do bot aparentemente começou sem intenção alguma de prejudicar a empresa. Uma usuária do Twitter tinha uma frase ofensiva no lugar do nome e o bot apenas repetiu. Foi o suficiente para os demais usuários fazerem mudanças em seu nome e testar a capacidade de reprodução do sistema. Confira alguns tweets:

    https://twitter.com/LulaDilma5/status/1291516403061841923

    A empresa aparentemente desativou o bot e está apagando aos poucos as respostas que possuem palavras ofensivas. A plataforma utilizada e identificada em todos os tweets é a Keepcon Platform. O assunto viralizou nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde tudo aconteceu e atingiu a segunda posição nos treding topics.

    Posicionamento da Decolar.com

    Nós entramos em contato com a Decolar.com para saber o posicionamento da empresa diante do ocorrido e recebemos o seguinte posicionamento: “A Decolar informa que houve uma falha na configuração de seu sistema de respostas automáticas em seu perfil no Twitter. Lamentamos qualquer inconveniente que esta situação tenha provocado. O problema foi resolvido e foram tomadas as providências necessárias para evitar novas ocorrências”.

    Atualização em 06/08 às 21:29: A Decolar.com retornou nosso contato e, portanto, a publicação foi atualizada com o posicionamento da empresa.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,632FansLike
    74,531FollowersFollow
    14,500SubscribersSubscribe

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Não perca nenhuma novidade Deseja receber notificações dos nossos principais posts em seu dispositivo? Não Sim